Hipnose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Hipnose
Hipnose é uma alteração do campo perceptivo e do comportamento. Caracteriza-se pelo estreitamento da atenção (ser capaz de percepeber apenas uma coisa e ficar concentrado nela) e por um comportamento responsivo a este estímulo e a mais nenhum outro.
A hipnose pode ser usada para entretenimento, aprimoramento pessoal ou para curar doenças (físicas ou mentais) sendo maiseficazmente utilizada no controle da dor. Por exemplo, há relatos de cirurgias de amputação em que o paciente não sentiu qualquer dor, sem precisar ser anestesiado, apenas com o uso da hipnose.
Para um artista marcial a hipnose tem várias finalidades. A primeira delas é o auto-domínio. Ser capaz de se auto-hipnotizar para vencer seus medos, cansaço e mesmo para controlar a dor que certamente virá,seja com os treinos, seja com as missões. E claro, hipnotizar os outros para influenciar como essas pessoas sentem-se a seu respeito e até apagar memórias.
Antes de mais nada você precisa saber que absolutamente toda a pessoa é hipnotizavel. Tudo depende do método que irá utilizar. Geralmente, pessoas inteligentes, sociáveis e com boa capacidade criativa e imaginativa são os melhores sugeitospara a hipnose. Isso porque têm maior facilidade para imaginar de forma realista as sugestões que lhe são dadas e gostam de receber sugestões pois confiam nas pessoas.
Contudo, se acha que com hipnose você terá total domínio sobre as pessoas, está redondamente enganado. Em estado de hipnose a pessoa só faz aquilo que lhe é “egossintônico” ou seja, que ela considera aceitável e que é algo que elafaria normalmente dentro do contexto sugerido. Não se pode sugerir a um amante dos animais para matar um filhote de cachorro, isso automaticamente quebra o estado de transe.
Tipos de hipnose:
Existem fundamentalmente dois tipos de hipnose a Paterna e a Materna. A hipnose paterna consiste no estado que é produzido quando algo inesperado ocorre e lhe tira a reação, por breves segundos você não sabe oque fazer e seu corpo congela; neste estado a pessoa está sensível a sugestões uma vez que aparece como uma solução para um problema para o qual ela não tem qualquer solução prévia. Já a hipnose materna consiste num profundo estado de relaxamento e desligar-se dos estímulos exteriores e concentrar-se em apenas alguns.
A hipnose também pode ser subliminar, feita com a pessoa acordada econsciente. Contudo este é um nível mais complexo e requer grande capacidade de conversação e habilidade com a hipnose clássica, que é a que estamos falando agora.
Reconhecendo o estado de hipnose:
Quando uma pessoa entra em transe, alguns sinais se tornam evidentes. Embora existam muitos, eu vou citar apenas aqueles que para mim comprovaram ser os mais confiáveis:
• Relaxamento muscular profundo (sevocê mover uma parte do corpo da pessoa ele cai flácido e como se estivesse sem vida);
• Palidez e unhas azuis (quando a hipnose está profunda o sangue sai das partes periféricas do corpo)
• REM e olhos virados ( em estado profundo o cérebro processa informação como se estivesse no estado de sono REM. Ou seja, os olhos começam a mover-se rápidamente como se estivessem tremendo e geralmente osolhos viram para cima)
• Espasmos musculares involuntários (pode-se observar uns pequenos espasmos, especialmente no antebraço, nos estágios iniciais do transe)
• Alteração da respiração (observe o rítmo e a profundidade da respiração da pessoa antes do transe, verá que durante o transe ele se altera)
Sobre a Sugestão hipnótica:
Para que uma pessoa ou você atenda a uma sugestão é necessário que:• Esteja com a atenção concentrada na idéia sugerida. Para isso é importante criar formas de se lembrar da idéia constantemente;
• Ter uma imagem clara, complexa, bem definida e vista do ponto de vista em primeira pessoa, de um cenário que dê a sugestão. Este tipo de imagem têm forte impacto emocional.
• A sugestão precisa ter significado emocional para a pessoa que é alvo dela. Sugestões...
tracking img