Ballet na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BALLET NA ESCOLA

Objetivos Gerais

• Desenvolver o aspecto educativo global: social, intelectual e motor;

• Proporcionar a formação correta para o ballet clássico atravésde um ensino gradativo;

• Orientar e estimular a disciplina;

• Incentivar a criatividade e o raciocínio;

• Desenvolver, educar e preparar o corpo como instrumento deação propiciando a aquisição de destreza técnica do movimento.

A turminha de ballet para crianças de até aproximadamente 6 anos é clamada Baby Class. Esta é a fase chamada “fase dos movimentosfundamentais da criança”, nela a criança aprende capacidades físicas importantes como: coordenação, orientação espaço-temporal, equilíbrio contato social, ritmo, diferenciação. Asatividades devem ser ligadas a maior descontração e liberdade possíveis. Ela pratica esporte como brincadeira e não deve ser tratada como atleta:

Fase de estabelecer relações entre as ações e asmodificações que elas provocam no ambiente físico; exercício dos reflexos; manipulação do mundo por meio da ação. (...) (PIAGET, J. – Seis estudos de psicologia – 1985, p.148).

Criançasquerem interagir com os objetos manipulando-os com todo o seu corpo, não só com as mãos, pois esta é uma necessidade natural do seu desenvolvimento. (SALTINI, C. – Afetividade e inteligência –1997, p. 91).

As aulas do Baby Class visam estimular os movimentos naturais, fazendo com que ela tome conhecimento do próprio corpo.

Com exercícios que ajudam a corrigir a postura eque desenvolvem a coordenação motora, as crianças começam a ter noção do espaço, da direção e da dinâmica do movimento.

Estimulando a criatividade e a imaginação através de dramatizações edanças livres, desenvolvem o ritmo e o raciocínio.

É nesse estágio que elas aprendem a aprender, até poderem reproduzir com naturalidade os movimentos da dança com técnica e disciplina.
tracking img