Hipnose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Hipnose
No século XIX, Dr. Braid ao pesquisar o procedimento de transe denominou-a Hipnose. O nome foi escolhido advém de Hypnos - deus grego do sono devido à semelhança do estado de transecom o estado de sonolência.
Ao ouvimos falar de Hipnose pensa-se em espetáculos onde pessoas poderosas controlam a mente de outras. Os profissionais de Hipnose são constantemente solicitados aresponder sobre a natureza e funções clínicas da Hipnose.
Para a APA (American Psycological Association) a Hipnose é:
"A Hipnose é um procedimento durante o qual o pesquisador ou profissionalde saúde sugere que um cliente, paciente ou qualquer indivíduo experimente mudanças de sensações , percepções, pensamentos ou comportamentos. O contexto de hipnótico é geralmente estabelecido por umprocedimento de indução."..."A Hipnose não é um tipo de terapia, como a psicanálise, ou a terapia comportamental. Mas é um procedimento que pode ser usado para facilitar a terapia."Irving Kirsh -Contemporary Hypnosis - 1994 - vol. 11 - pg. 142 –162
Portanto a Hipnose não é uma forma de fazer psicoterapia e sim uma ferramenta que usada de forma correta facilita os processos de mudanças napsicoterapia. É uma ferramenta que ajuda a aflorar conteúdos inconscientes e estabelecer recursos. É um estado alternativo de consciência onde o indivíduo sente ou experimenta mudanças de sensações,percepções, pensamentos ou comportamentos.
O Erro de Freud
“O hipnotizador constitui o único objeto e não se presta atenção a mais ninguém que não seja ele. O fato de o ego experimentar, de maneirasemelhante à do sonho, tudo que o hipnotizador possa pedir ou afirmar, relembra-nos que nos esquecemos de mencionar entre as funções de ideal do ego a tarefa de verificar a realidade das coisas. Nãoadmira que o ego tome uma percepção por real, se a realidade dela é corroborada pela instância mental que ordinariamente desempenha o dever de testar a realidade das coisas. A completa ausência de...
tracking img