Estudo aprofundado sobre o fies .

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• Estudo aprofundado sobre o FIES .

O programa de Financiamento Estudantil (Fies) foi criado em 1999 e substituiu o antigo Programa de Crédito Educativo. É destinado a financiar aEducação Superior para estudantes que não possuem condições de pagar por sua formação. É preciso que a instituição escolhida não seja pública e que esteja devidamente cadastrada no programa e comavaliações de resultado positivo nos processos direcionados pelo MEC.
Possuem privilégios aqueles candidatos que forem carentes, com família numerosa, sem curso superior e casa própria.Cada estudante pode solicitar o financiamento pela Caixa Econômica Federal de até 70% do valor da mensalidade, sendo os 30% restantes pagos por ele. A análise dos dados do candidato é avaliada por uma‘Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento’ da qual participam alunos, professores e representantes da instituição. Após uma entrevista com esse comitê de avaliação, o candidato deverá comprovar osdados por ele fornecidos. Para comprovar, o aluno deve mostrar os documentos necessários. São desclassificados os que não conseguirem comprovar os dados. O candidato também deve ter um avalista quenão pode ser o cônjuge, e que deve ter a renda igual ou superior a duas vezes o valor da mensalidade do curso da instituição que pretende estudar. A partir de 2005, o FIES passou a concederfinanciamento também aos bolsistas parciais (com bolsa de 50%).
Depois, se aceito, o estudante ou seu responsável legal (no caso de ser menor de 18 anos e não emancipado) deve assinar o contratode abertura de crédito para a concessão do financiamento, assim como o fiador.
Os alunos podem perder o benefício do governo se seu aproveitamento acadêmico for menor que 75% nasdisciplinas. A dificuldade dos fiadores também pode fazer o aluno perder o benefício.
Os pagamentos do FIES ocorrem em três etapas: durante a utilização do financiamento (período...
tracking img