Equoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema escolhido a Identificação da idade motora da criança em processo de tratamento físico e cognitivo através da equoterapia. Levanta-se a hipótese que através da identificação da idade motora das crianças é possível potencializar os resultados do tratamento e obter maior saúde física e mental.
Tal trabalho faz parte do estágio em Psicologia asSaúde, no qual deve-se observar a atuação de profissionais em Psicologia e adiquirir conhecimento através desta observação.
A equoterapia não é uma terapia nova, se utiliza do cavalo como agente promotor no que se refere a ganhos biopsicossociais. Mesmo sendo antiga, apenas recentemente o despertou interesse científico necessitando ainda de muitas pesquisas.
A equoterapia pode ser utilizada em casode diversas patologias e independente de idade ou classe social. É um tipo de terapia versátil administrada por uma equipe multidisciplinar: psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, instrutor de equitação, pedagogo, terapeuta ocupacional e profissional de educação física.

1.1. Objetivo

O objetivo geral do estágio, é observar a análise do teste Rosa Neto para medir a idade motora decrianças entre 02 e 11 anos, com essa observação desenvolvê-lo considerando a importância dele para a Instituição e para traçar um plano de tratamento pelos profissionais para essa criança.

1.2. Procedimentos Metodológicos

As atividades desenvolvidas serão a caracterização da Instituição de estágio, a observação das crianças nas aplicações do teste, realização do levantamentobibliográfico, submeter-se as atividades de supervisão, analisar os dados coletados junto com os profissionais envolvidos, e a elaboração e entrega do relatório final.
1.3. Estrutura do trabalho

Este relatório de estágio será composto da seguinte maneira: no segundo capítulo será apresentada a caracterização da Instituição na qual o projeto de estágio foi desenvolvido. Será apresentado o histórico daInstituição e os serviços que atualmente presta à comunidade. Também serão apresentados a Instituição e o Estágio, afim de, caracterizar o objeto de estudo a importância do trabalho desenvolvido para a Instituição.
No terceiro capítulo será apresentado o teste Rosa Neto.
O Referencial Teórico aparece no quarto capítulo, nele é possível encontrar uma revisão teórica sobre os assuntos tratadosneste relatório que são: equoterapia, o teste Rosa Neto, Psicomotricidade, Psicologia da Saúde.
No quinto capítulo será descrita as atividades realizadas no estagiário.

2. A INSTITUIÇÃO E O ESTÁGIO

2.1. Histórico da Instituição

Em 1996, uma equipe de profissionais ligados à saúde e educação, realizou o curso de habilitação em equoterapia na ANDE-BRASIL, em Brasília. Em 1997, iniciou-seum trabalho no 35º Batalhão da Polícia Militar de Campinas.
Frente aos resultados alcançados, em 26 de maio de 1998 foi fundada a Associação de Equoterapia de Campinas (AEC) na Câmara Municipal de Campinas.
A AEC recebeu o título de Órgão de Utilidade Pública Municipal pela Lei Nº 10.245 de 14 de setembro de 1999, de autoria do vereador Francisco Sellin, oficializando-se como uma OrganizaçãoNão Governamental (ONG).
A AEC realizou seu trabalho no 35º Batalhão da Polícia Militar de Campinas até 2002. Durante esse período, recebeu como doação dois cavalos do Capitão Veterinário do 35º BPM/1, Pedro H. M. Rua Maria, podendo assim atender em outros espaços.
Desde sua fundação, a Associação atendia uma média de 20 praticantes por mês. Em outubro de 2003, passou a realizar seusatendimentos no Centro Hípico Rio das Pedras.
Em 2004, foi firmada uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a AEC passou a atuar na educação especial, como suplemento do processo de inclusão social e escolar.
Em 2005, foram atendidos 30 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, passando, em 2006, a atender 50 praticantes.
A Associação de Equoterapia de Campinas (AEC) atende,...
tracking img