Curto circuito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Este método permite calcular os valores de curto circuito em cada ponto do Sistema de energia elétrica (SEE). Enquanto o método em pu é um pouco abstrato e apresentauma certa dificuldade de imediata interpretação, o método das potências (KVA) fornece uma maneira fácil de visualizar o fluxo das correntes de curto circuito e tudo isso utilizando-se de uma simplescalculadora de quatro (4) operações e independente da complexidade do SEE.



Este método é simples porque não há necessidade de mudança de bases como aquelas exigidas pelo método pupois as potências são iguais tanto do lado primário quanto do secundário de um trafo. Além disso não efetua cálculos com números complexos. Convém lembrar que no método pu há necessidade de efetuarcálculos separados para cada ponto do sistema, o que não ocorre com o método das potências.



Num curto circuito, os KVA fornecidos pelos motores é igual àqueles produzidos pela correntede partida dos mesmos; e os KVA fornecidos pelos geradores é igual à potência nominal dividida pela reatância subtransitória em pu. Por exemplo, um gerador de 1000 KVA com xd”= 0.15 produz uma potênciade curto circuito de 1000/0.15 ou 6666 KVA. Um motor de 100 HP produz uma potência de curto circuito de 100/0.17 ou 588 KVA (fazendo 1 HP = 1 KVA). No caso de um gerador e um motor conectados aomesmo barramento tem-se uma potência de curto circuito de 6666 + 588 = 7254 KVA. Se, por exemplo, a potência de curto circuito da concessionária de energia elétrica (CEE) for de 100 MVA temos então umtotal de 107254KVA naquele barramento.



Comparado com os demais métodos normalmente utilizados pelos caros e complexos softwares comerciais, este método apresenta uma variação de 3% e,portanto, o método do KVA torna-se uma ferramenta útil para verificar os resultados obtidos por aqueles softwares.


O conceito de KVA equivalente



Todos os métodos formais...
tracking img