Midias em tempos de culto ao corpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mídia em tempos de culto ao corpo
A mídia sempre foi e será fundamental para disseminação dos novos padrões de beleza , revistas, jornais , a televisão e atualmente a internet , expõediariamente conteúdo relacionados ao corpo, e de como atingir a forma perfeita.
O culto á magreza surge no inicio do século xx , ganha forca na metade deste mesmo século , e o auge a partir dos anos de1980 principalmente nos E.U.A, no qual tem maior visibilidade e direta participação da mídia . Já no Brasil isso ocorre 10 anos depois.
Uma das principais imagens da magreza em 1960 foi twigg(twiggy= vareto ) uma mulher de 167 m de altura magra e que se considerava fora dos padrões idéias de beleza já que o icone da beleza na época era marilyn Monroe ,em 1950 .

Após a Segunda GuerraMundial, o desejo de moda expandiu-se com força,
tornou-se um fenômeno geral, que diz respeito a todas as camadas da
sociedade [...] os signos efêmeros e estéticos da moda deixaram de aparecer,
nasclasses populares, como um fenômeno inacessível reservado aos outros:
tornaram-se uma exigência de massa, um cenário de vida decorrente de uma
sociedade que sacraliza a mudança, o prazer, as novidades.(LIPOVETSKY,
1999: 115). (citação de citação )

A mídia conseguiu estabelecer um vinculo entre magreza , beleza e felicidade e que a perfeição fisica é responsável pelo status de glamour ,dinheiro , excelentes empregos, e o parceiro(a) afetivo . Exemplos disso são as propagandas publicitárias as novelas , as capas de revista, onde tudo esta sempre perfeito.E as pessoas foramincorporando estas afirmações .


Os problemas com o culto ao corpo
Entende-se que para fazer parte de um grupo social você tem o dever de agir vestir e ser como os demais integrantes deste grupo .
O cultoao corpo contém em si um caráter de exclusão e desconfiança com respeito àqueles que não são como nós, que não se encaixam nestes padrões estéticos de nossa era. (BERGER,Mirela ) (citação direta )...
tracking img