Mordedura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MORDEDURA

Um exemplo bem peculiar dessas lesões corto-contundentes, que se apresentam com características próprias, é a mordedura ou dentada, produzida pelo homem ou por animais, que são semprepesquisadas na pele humana, em alimentos e em objetos. Tem por ação uma forma de mecanismo que atua por pressão e secção, principalmente quando provocada pelos dentes incisivos. O mesmo se diga dosanimais herbívoros, cujas peças dentárias anteriores se assemelham aos incisivos humanos, Por outro lado, os dentes dos animais carnívoros são mais perfurantes.
O mecanismo da dentada é o mesmo damastigação, mudando apenas a intensidade com que o agressor impõe nessa ação. Raramente atuam os pré-molares e molares, Já o animal morde sempre com mais intensidade, com golpes múltiplos, com movimentos delateralidade e, por isso, em geral produzem feridas multiangulares e com perda de substância.
Dessa forma, as marcas de mordidas produzidas por mordeduras de pouca violência se apresentam em formade equimose e escoriações. As produzidas com maior violência são representadas por feridas, lacerações e em algumas oportunidades acompanhadas de arrancamento de tecidos, muitas delas mutilantes, comona orelha, nariz ou papila mamilar.
A impressão deixada pela mordida corresponde a cada elemento dentário e a sua ausência pelos elementos faltosos, e quanto maior for essa ausência mais difíciltorna-se a identificação do seu autor. Entender também que dificilmente se encontra a impressão completa de uma mordedura, pois muitos são os fatores que contribuem para tanto, como pressão da mordedura,a reação da vítima, a elasticidade dos tecidos atingidos, a proteção das vestes, entre outros.
Quando a dentada na pela não é muito violenta, permanecem apenas as marcas dos dentes (arcosdentários), alinhados em forma de meia-lua, tomando o aspecto de duplo parêntese com o ouro arco dentário. Podem resultar em simples feridas, mais ou menos profundas ou no degradamento em bloco de tecidos....
tracking img