Terminei a faculdade, e agora? o que fazer após da graduação?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terminei a faculdade, e agora?
O que fazer após da graduação?

O que é Pós-Graduação?

No Brasil, os cursos de pós-graduação dividem-se em dois níveis, lato sensu e o stricto sensu:
• lato sensu: abrange os cursos direcionados à atuação profissional. Encontram-se nesta categoria os cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento e os cursos designados como MBA (do inglês Master inBusiness Administration, ou mestre em administração de empresas). Diferentemente dos EUA, eles não são equiparáveis aos mestrados.
• stricto sensu: são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis de mestrado e doutorado. O curso de mestrado tem a duração recomendada de dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve umadissertação com o auxílio de um orientador e cursa as disciplinas relativas à sua pesquisa. Os doutorados têm a duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração da tese.

MBA e especialização

O cursos de MBA especialização não se submetem à avaliação sistemática da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) , mas auma apreciação menos aprofundada, por parte do MEC. Indicadores seguros da regularidade do curso são a prova do credenciamento institucional e a declaração que o curso atende os requisitos enumerados pelo CNE (Conselho Nacional de Educação).

Mestrado profissionalizante

Igual ao acadêmico em seus conceitos. O objetivo e a forma de condução deste curso é orientada para o estudo e solução deproblemas reais do ambiente organizacional. A dissertação de mestrado acadêmica é substituída por um trabalho de conclusão no qual deve ser demonstrada a competência do mestrando na resolução de problemas reais com métodos e técnicas atuais. Destina-se a profissionais que atuam em empresas ou instituições públicas e que manterão suas atividades durante o curso. Em princípio é um curso terminal e,apesar de ser possível a continuação dos estudos, não é aconselhado para quem deseja prosseguir em direção à obtenção de um título de Doutor.

Mestrado acadêmico

O mestrado acadêmico tem por objetivo iniciar o aluno na pesquisa e habilitá-lo para as atividades de ensino universitário, Além de disciplinas mais avançadas, que incluem uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica individual ede trabalho de interpretação, é desenvolvido um trabalho de iniciação à pesquisa científica. Este trabalho caracteriza-se pela busca de referências, métodos e tecnologias atuais e sua aplicação de forma criativa. Espera-se que ao final do curso o aluno tenha adquirido capacidade de desenvolver trabalho autônomo e demonstre capacidade de redação de textos científicos. Esta capacidade é evidenciada,principalmente, pelo texto da dissertação de mestrado. É desejável a publicação ou submissão de artigo(s) em reconhecidas revistas especializadas e anais de congressos, durante e após o curso, o que evidenciará a importância da pesquisa realizada e seu reconhecimento pelos especialistas no Brasil e no mundo.

Doutorado

O doutorado obtém-se com a defesa de uma tese, que deve ser um trabalhooriginal (o que não é exigido no caso do mestrado). Atualmente, cerca de metade dos programas que oferecem cursos de mestrado também oferecem de doutorado. As agências de fomento, que nos anos 1980 e 1990 incentivaram a ida de brasileiros ao exterior para se doutorarem, concluíram na última década, que o Brasil já conta com cursos de doutorado de qualidade suficiente para que seja possívelcursá-los no País e não mais no exterior. Enquanto o CNPq e a Fapesp concedem pouquíssimas bolsas de doutorado no exterior, a Capes mantém concessões, mas em número que tende a decrescer. A prioridade das agências, atualmente, é a concessão de estágios-sanduíche, isto é, de períodos de seis meses a um ano letivo para que o aluno de doutorado, matriculado no Brasil, possa desenvolver parte de sua...
tracking img