Artigo caso dos exploradores de caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
Lon L. Fuller
Resumo
A analise do livro “O caso dos Exploradores de Caverna” é fundamental no entendimento do valor da dignidade da pessoa humana, possibilita o contato direto com questões de grande importância do contato das leis com a vida humana, porém, não esta limitada somente a área jurídica. A obra abrange valor a filosofia, sociologia, etodas outras áreas que identifiquem se com o comportamento humano, seus valores éticos e morais, podem fazer deste material uma grande base de estudo e possibilitando diversos argumentos jurídicos. O foco da obra está no posicionamento da sociedade e nas implicâncias jurídicas sobre a situação.

Palavras-chave: Exploradores, caverna, assassinato, lei, dignidade, antijuridicidade.

IntroduçãoEste texto procura fazer uma abordagem sobre o que é, e como é exercida a dignidade da pessoa humana, com base na obra “O Caso dos exploradores de caverna.” O fato acontece quando cinco membros de uma organização amadora de exploração de cavernas (Sociedade Espeleológica), ficam presos após em uma caverna após um deslizamento, para sobreviverem tiram a sorte através de um jogo de dados, onde operdedor é morto para servir de alimento aos colegas. Após o restante de o grupo ser resgatado, os membros sobreviventes são levados ao tribunal acusados por assassinato, onde a lei de sua sociedade é que todo aquele que intencionalmente ferir a vida do outro será punido com a morte. Condenados, recorrem da decisão a superioridade judicial e novamente são submetidos a um novo julgamento. O resultadofinal, julgado por quatro juizes acaba em empate mantendo a punição da morte através da forca.


O caso dos Exploradores de Cavernas

A história começa no ano imaginário de 4299, cinco membros de uma organização amadora de exploração de cavernas entram em uma caverna. Depois de uma grande distancia da entrada da caverna ocorre um desmoronamento, que bloqueia totalmente o único acesso dacaverna. Após o atraso do retorno da exploração, a família avisa a sociedade espeleológica que logo providencia uma equipe de resgate.
A equipe de resgate encontrou várias dificuldades durante as atividades, ocorreram diversos deslizamentos de terra, em um destes, dez pessoas morreram soterradas. O recurso financeiro da organização se esgotou e foi necessário o auxilio do poder público e umacampanha para arrecadação de fundos. Durante o resgate foi descoberto que o grupo de exploradores possuía um radio de comunicação, o que possibilitou a comunicação entre os exploradores e a equipe de resgate.
Nos diversos contatos os exploradores perguntavam quanto tempo levaria o resgate. Com a informação de que o resgate levaria mais de dez dias, as duvidas e aflições começaram a surgir. Entreestas duvidas, a principal sobre sua sobrevivência, se conseguiriam suportar mais dez dias sem alimentação e se teriam chances de sobreviver se usassem como alimento a carne humana. A primeira duvida recebeu uma resposta negativa e a segunda foi respondida com a confirmação de que se alimentando de carne humana, teriam grandes chances de sobrevivência.
Com o surgimento da possibilidade desobrevivência, os exploradores incomodados e duvidosos sobre a moralidade do ato de alimentação da carne humana naquela situação, dirigiram perguntas para autoridades médias, judiciárias e religiosas, porém, sem receber respostas. Logo após a comunicação foi interrompida, na ausência das respostas os exploradores se propuseram a sacrificar um dos cinco para que a sobrevivência do restante do grupo fossegarantida. Roger Whetemore sugeriu um sorteio para escolher qual vida deveria ser sacrificada. Antes do jogo Roger desistiu de participar e sugeriu que esperassem mais tempo, seus companheiros não aceitaram a idéia e iniciaram sorteio. Whetemore foi escolhido, foi morto e sua carne serviu como alimento para seus colegas que garantiram a própria sobrevivência.
O resgate foi realizado no trigésimo...
tracking img