UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP APS 1°semetre ''Caso dos exploradores de caverna''

1469 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE DIREITO

LETÍCIA LABRUNA FLORES

O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA

SANTOS - 2015

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO _______________________________________3
2- DESENVOLVIMENTO ________________________________4
2.1- RESUMO : O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
3456-

OS VOTOS DOS JUIZES/ INSTÂNCIAS___________________6
DIREITO NATURAL E DIREITO POSSITIVO______________7
CONCLUSÃO__________________________________________8
REFERÊNCIAS ________________________________________9

1- INTRODUÇÃO
O caso dos exploradores de cavernas foi elaborado no intuito de gerar discursões a cerca de alguns princípios abordados no curso de Direito . A obra apesar de ser totalmente fictícia , mostra claramente varias contraposições de valores positivos e naturais, assim como o princípio da máxima felicidade “ O UTILITARISMO “
. Este artigo tem por finalidade debater a idéia de moral utilitarista do filósofo
Inglês Jeremy Bentham , bem como um de seus seguidores , John Stuart Mill , que abrange as questões da moral e da filosofia política.
"Um aspecto de suma importância nesta obra, é a junção sutil da filosofia sendo aplicada ao campo jurídico, com princípios socráticos, sofistas, aristotélicos, platônicos, kelsianos, hegelianos, maquiavélicos dentre outros. Há também a colocação filosófica quanto ao contrato social celebrado, aos estados natural e de direito, sobre tudo ao papel do Estado, ao Poder, à moralidade, à legalidade, e quanto à própria justiça."

2- DESENVOLVIMENTO
2.1- O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
A obra O caso dos exploradores de Cavernas foi realizada por Lon L. Fuller (19021978), jurista norte-americano, que se dedicou à Economia e ao Direito. Trata-se de uma obra lançada em 1949, que trata sobre uma situação fictícia ocorrida no ano 4300 sob os auspícios da Suprema Corte de Newgarth, envolvendo quatro acusados.
Os quatro acusados são membros de uma sociedade Espeleológica amadorística de exploração penetraram em uma caverna de rochas

Relacionados