Análise acerca do individualismo, diferenciando os indivíduos Extramundano e Intramundano.

1452 palavras 6 páginas
Resumo expandindo
Análise acerca do individualismo, diferenciando os indivíduos Extramundano e Intramundano.

Resumo

O texto de Louis Dumont tem um valor importante para a discussão sobre a modernidade, pois ele relaciona a modernidade com o individualismo, diferenciando o indivíduo fora do mundo (aquele que se encontra fora do mundo social), chamado o extramundano, com o indivíduo que faz parte da vida social (o indivíduo no mundo), conhecido como o intramundano. Segundo o autor, o individualismo se intensifica com Calvino (protestante).

Palavras chave: Extramundano, intramundano, individualismo, indivíduo, holismo.

Introdução

O presente trabalho trata da figura do renunciante, sendo este o extremo da individuação - o indivíduo faz algo que sirva para todos, pensando no bem comum-, embora não participe da vida social. Esta premissa parte do estudo aprofundado pelo antropólogo Louis Dumont que analisou o sistema de castas da Índia tradicional.
É nesse sentido que o individualismo surge nessas sociedades tradicionais, pois a partir do momento que o indivíduo nega a sociedade ele se torna um individualista. “O renunciante pode viver como um eremita solitário ou pode juntar-se a um grupo de confrades na renúncia sob a autoridade de um mestre-renunciante, representante de uma disciplina de libertação particular” (p.36). Diferentemente do renunciante que é um indivíduo fora do mundo, uma vez que renuncia ao mundo social, chamado por Dumont de extramundano, temos, por outro lado, o indivíduo no mundo, aquele que faz parte da vida social, assim é denominado intramundano. Segundo o autor, a partir da teocracia de Calvino, com o surgimento da modernidade, o indivíduo extramundano passa a pertencer ao mundo social. É nesse sentido que o individualismo se intensifica, sem restrições e limitações nas sociedades modernas. Dessa forma, a partir do momento que o indivíduo passa a viver em sociedade, ocasiona a perda da sua liberdade, bem como da

Relacionados