Estrutura operacional de vendas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA OPERACIONAL DE VENDAS
2.1 Regulamentos, Métodos, Procedimentos e Programações utilizadas em Vendas

Como empresa de Varejo, a principal atividade é a Comercialização de Produtos. Não temos como, no varejo, falar de vendas sem, automaticamente, falar nos seguintes processos ( principais ):
a) Definição Mercadológica
b) Análise da Sazonalidade
c) Gestão / Acompanhamento de Estoquesd) Definição de Compra ( O que e Quanto Comprar )
e) Negociação ( Garantia de menor custo de aquisição )
f) Pesquisa de Preço e Definição de Ofertas
g) Ação Operacional no Ponto de Venda
h) Planejamento Comercial


DEFINIÇÃO MERCADOLÓGICA

ESTRUTURA MERCADOLÓGICA
Foi definida uma Estrutura Mercadológica para organização dos produtos comercializados de acordo com critérios comerciaiscomuns.
A Estrutura Padrão segue os seguintes parâmetros:
- Formação das Sub-Categorias – Agrupados os Produtos com mesma similaridade para a Formação de uma Sub-Categoria
- Formação das Categorias – Agrupadas as Sub-Categorias com a mesma similaridade para a Formação de uma Categoria
- Formação das Seções - Agrupadas as Categorias com a mesma similaridade para a Formação de uma Seção
-Formação dos Departamentos – Agrupadas as Seções com a mesma similaridade para a Formação de um Departamento
- Loja – A junção de todos os Departamentos constituem a Loja

Vale ressaltar que todas as lojas possuem a mesma estrutura mercadológica, já padronizada para facilitar o controle de todas as operações com produtos em função do elevado número de SKU’s ( cerca de 11.000 itens de Venda)ESTRUTURA COMERCIAL E OPERACIONAL
Em função do elevado grau de dificuldade de controle total ( Estoque, Custo, Margem, Preço, Quebra ), foram definidas estruturas comerciais e operacionais de acordo com o disposto abaixo:

Comercial Corporativo – Definida uma estrutura de profissionais responsáveis pelo processo comercial, respeitando a estrutura mercadológica. Isto quer dizer que a EstruturaMercadológica foi dividida em Gestões de Categorias, com categorias específicas ou grupos de categorias sobre o comando de um Gestor Específico. A estrutura Comercial de sub-divide em Gestões de Categorias, comandadas por Gestores de Categorias, e tais Gestores são subordinados a um Gerente Comercial

Operacional Lojas – Nas lojas, também respeitando o princípio da Estrutura Comercial, as Seções foramdivididas entre os Encarregados Operacionais, os quais se subordinam ao Gerente de cada Unidade.

ANÁLISE DA SAZONALIDADE
Análise prévia de todos os aspectos sazonais envolvendo:
- Sazonalidade de Produção – Levantamento dos aspectos sazonais como dificuldades na aquisição de matéria prima e insumos
- Sazonalidade de Comercialização – Levantamento dos aspectos de Excesso de Oferta / Procuraexistentes no mercado em todas as seções
- Sazonalidade Agricultura – ( Somente Seção de FLV ) Levantamento dos aspectos relativos a Clima, Qualidade de Produtos, Produtos de Época etc.
- Sazonalidade Direta – Levantamento de Ocorrência, mês a mês , de eventos sazonais como Natal, Páscoa, Dia das Mães, etc, comuns a todo o mercado e com elevada influência nos volumes de vendas

GESTÃO /ACOMPANHAMENTO DOS ESTOQUES
Responsabilidade da Gestão Comercial, Administrativa e Operacional, o controle de estoques é fator preponderante para o sucesso do varejo. Os principais aspectos a serem controlados na gestão de estoques são:
- Acompanhamento Sistemático da Curva ABC e das flutuações do 20/80. Entenda-se por Curva ABC, a curva que mede os produtos com maiores níveis de Vendas, sendo que, osprodutos constantes na Curva A sãos os que tem maior volume e assim por diante. Entenda-se por “20/80”, os 20% dos produtos responsáveis por 80% das vendas e vice-versa.
- Acompanhamento Sistemático dos Níveis de Cobertura por Produto, Seção, Departamento e Loja. Entenda-se Cobertura como o Volume de Estoque Necessário na Data, para cobrir o total de vendas planejado para o mês.
- Giro de...
tracking img