Estresse e qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO CAMILO – MG
FACULDADE DE ENFERMAGEM LUÍZA DE MARILAC - FELM







CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
ENFERMAGEM DO TRABALHO







ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DOS PROGRAMAS DE UMA METALÚRGICA DE MINAS GERAIS.









JULIANA CARVALHO
ORIENTADORA: PROFª CLÁUDIA SILVA LANA










BELO HORIZONTE
2010
JULIANA CARVALHOCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
ENFERMAGEM DO TRABALHO






ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DOS PROGRAMAS DE UMA METALÚRGICA DE MINAS GERAIS.







Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Especialista em Enfermagem do Trabalho.



FACULDADE SÃO CAMILO – MG
FACULDADE DEENFERMAGEM LUÍZA DE MARILAC - FELM







BELO HORIZONTE
2010

DECLARAÇÃO DE AUTORIA





JULIANA CARVALHO, corem 17326 (enf-p), identidade MG 6 094 013 emitida pela SSP/MG, declaro para os devidos fins e sob as penas da lei, que o trabalho que versa sobre: ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DOS PROGRAMAS DE UMA METALÚRGICA DE MINAS GERAIS, é de minha única e exclusivaautoria, estando a FACULDADE SÃO CAMILO-MG e a Faculdade de Enfermagem Luíza de Marilac - FELM, autorizados a divulgá-lo, mantendo cópia em biblioteca, sem ônus referentes a direitos autorais, por se tratar de exigência parcial para certificação do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EMFERMAGEM DO TRABALHO.











Belo Horizonte, ______ de _____________ ano_______________________________
Assinatura















Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo.


Vinícius de Moraes





































Aos meus pais, que forneceram uma base sólida para as minhas conquistas sem se descuidar docarinho e amor necessários ao meu coração.







AGRADECIMENTOS




Agradeço a Deus, por me conceder o privilégio da vida e possibilitar a transformação dos meus sonhos em projetos e estes em realizações.

A minha orientadora, Professora Cláudia Lana, profissional competente e dedicada, que acreditou em meu trabalho e me acolheu de forma carinhosa.


A todos osprofessores da Faculdade São Camilo, pelo incentivo, profissionalismo e dedicação na coordenação local do curso de especialização.


Á Faculdade São Camilo, instituição que transformou meu trabalho num campo fértil para um aprendizado constante, numa perspectiva de cooperação como prática vivenciada.

Aos colegas de especialização, que em muitos momentos me mantiveram focado no meu objetivo,transmitindo-me apoio irrestrito durante esta jornada.


A todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste trabalho, ajudando-me ou simplesmente apoiando-me na realização deste sonho.



RESUMO

CARVALHO, Juliana. Estresse e qualidade de vida no trabalho: estudo dos programas de uma metalúrgica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010. 34 fls. Monografia(Especialização). Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho da Faculdade São Camilo.


Este estudo teve como objetivo descrever que programas de Qualidade de Vida no Trabalho influenciam o ambiente organizacional e o controle de estresse dos trabalhadores de uma metalúrgica. A pesquisa foi caracterizada como teórica e estudo de caso, sendo que a coleta de dados foi documental. A análisedos dados foi predominantemente qualitativa. Pesquisou-se junto à literatura, os conceitos principais de Qualidade de Vida no Trabalho e estresse, pontos fundamentais para a criação de um ambiente organizacional favorável ao trabalho. Identificou-se a existência de alguns significados e que mesmo não podendo ocorrer formulação de um de um único conceito, não impede a criação de abordagens para...
tracking img