Estabelecimento empresarial:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estabelecimento Empresarial:


São todos os bens, ou todo o complexo de bens, de variada natureza, materiais ou imateriais, reunidos com o intuito de que o empresário atinja seu objetivo econômico pretendido.

Estes bens podem ser mercadorias, máquinas, instalações, tecnologia, prédio, frota de veículos, criação de marca, enfim, tudo quanto seja necessário para a consecução dos objetivosempresariais.

Se dividem em :

Bens tangíveis ( que podem ser tocados): mobiliários, maquinários, utensílios, produtos em estoque, instalações, veículos, etc.

Bens Intangíveis: (que não podem ser tocados, frutos da inteligência ou conhecimento humano): bens integrantes da propriedade industrial ( patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial e a marca), o segredoindustrial, o nome empresarial e o ponto (local onde o empresário esta localizado)

Postura gerencial: comportamento dos gerentes e administradores que dá credibilidade a empresa e ao negócio.

É importante salientar que o estabelecimento empresarial não pode ser avaliado mediante a simples soma dos valores de cada um dos bens que o integram, mas sim deve ser acrescido um “plus” a esse valor, ou seja,uma organização racional que importará em aumento dos valores dos bens enquanto continuarem reunidos.

Esse valor acrescido é chamado por alguns autores de AVIAMENTO

Assim em caso de desapropriação do imóvel em que o empresário mantém o seu estabelecimento empresarial, a indenização correspondente deve compreender o valor do fundo de empresa por ele criado. Na sucessão por morte ou naseparação do empresário individual, o estabelecimento empresarial deve ser considerado não apenas pelo valor do simples somatório dos preços dos bens, singularmente considerados, mas pelo valores destes agregado ao decorrente da situação em que se encontram ou seja, possibilitar o pleno desenvolvimento de uma atividade empresarial.


Um empresário pode ter um estabelecimento empresarial ou váriosespalhados numa mesma localidade ou em localidades diferentes. Ao estabelecimento empresarial principal chama-se matriz (onde se encontra a administração central e onde geralmente a atividade teve início) e aos demais chamamos de filiais, sucursais ou agências.

O estabelecimento empresarial faz parte do patrimônio do empresário, e como foi dito, para sua avaliação, deve se levar em conta osobre valor decorrente da aptidão que o mesmo tem de gerar lucros.

Aviamento e clientela:

Aviamento: Caracteriza-se pelo sobrevalor de todos os bens integrantes do estabelecimento empresarial que agrupados tem o propósito de gerar riquezas.

Caracteriza-se pela qualidade de gerar lucros.

Quanto melhor administrados os elementos integrantes do estabelecimento, maior será sua aptidão para aobtenção de lucros.

O aviamento é indissociável do estabelecimento empresarial, pois o empresário reúne os diversos elementos do estabelecimento com um claro objetivo, ou seja, a obtenção de lucros.

Aviamento Objetivo: que é o proveniente da reunião dos elementos do estabelecimento e sua organização para o objetivo empresarial.

Aviamento Subjetivo: liga-se a pessoa ou às pessoas queestão à frente da empresa e que emprestam a ela todo o seu prestígio, boa fama, correção e demais qualidades que certamente acabam por aviar o estabelecimento tanto quanto a reunião dos elementos do estabelecimento objetivamente considerados.

Clientela: É resultante do aviamento, e este existe graças a clientela, portanto um e resultante do outro – interação mútua.

Locação Empresarial – Oponto.

Ponto: local específico onde o estabelecimento se encontra em função.

Existem empresários para os quais é indiferente o endereço onde se localizam, contudo, em muitos casos o local exato onde se fixa o empresário acaba por traduzir-se num elemento fundamental de seu estabelecimento.

Existem casos em que o empresário, como resultado do trabalho de longos anos, cultiva uma clientela...
tracking img