Esporte na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade: Resenha do artigo “Celebração e transgressão: a representação do esporte na adolescência”

Resumo

Esse estudo é resultado de uma pesquisa, com objetivo de compreender como praticas pedagógicas que constituem o cotidiano de um projeto social (Programa de Extensão Universitária) colaboram na produção das representações sobre educação, esporte e saúde, na perspectiva das crianças edos adolescentes de periferia urbana que dele participam. Através de análise de documentos, observações etnográficas e entrevistas, evidenciou que crianças e adolescentes entendem o “esporte” como opção predileta do ato de brincar, saúde como condicionamento a alguns hábitos individuais de higiene e, educação como obediência incontestável, sobretudo aos professores, permitindo concluir que háconsenso e contradições quando comparadas as propostas do conteúdo do Programa estudado.

UNITERMOS: Esporte; Educação e saúde; Representações sociais; Crianças e adolescentes.


Introdução

O artigo analisado traz resultados de um estudo vinculado a uma linha de pesquisa intitulada Politicas e Práticas na Promoção da Saúde, entre os anos de 2000 e 2002, um Projeto de Extensão Universitária, quecontou com a parceria de instituições que agregam condições politico-pedagógicas e financeiras ao Projeto (INDESP- Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto e, IAS – Instituto Ayrton Senna) que congrega cerca de 300 crianças e adolescentes entre sete a dezesseis anos, residentes em 25 comunidades localizadas numa periferia urbana de uma metrópole brasileira.
O foco deste projeto é deEducação e Saúde através do Esporte. Nele, foram oferecidas práticas esportivas e culturais. O estudo está relacionado a coleta de dados, e através destes, demonstrar para professores e pesquisadores a pluralidade de informações obtidas dessas crianças e adolescentes, direcionando-os a buscar diferentes formas de educar.


Objeto e objetivos da pesquisa

Objeto: Explorar o papel das praticasesportivas em locais não-escolares para formação da subjetividade e identidade dos adolescentes.
Objetivos: a) identificar a experiência desses adolescentes e suas perspectivas cotidianas sobre educação, esporte e saúde:
b) entender as representações sobre educação, esporte e saúde de um determinado grupo de adolescentes, tendo como base o ideário e a pratica pedagógica doPrograma de Extensão estudado.






O enfoque teórico

Baseado na Teoria das Representações Sociais optou-se neste estudo por um enfoque metodológico que possibilitasse entender como as representações sociais influenciam no social e vice-versa, além de identificar as mediações pedagógicas envolvidas nesses processos.


A subjetividade e o esporte: espaço regrado de prazer

Asubjetividade é formada nos adolescentes através de “conflitos”, processo de identificação e desidentificação a partir das relações construídas nas diferentes praticas culturais. A escola, assim como o espaço não-escolar do Projeto Social estudado junto com praticas culturais, proporciona ao adolescente condições de reconhecimento onde estes aprendem formas de serem e estarem no mundo. O esporte enquantoespaço regrado de prazer e a adolescência como um período de descobertas, podem se constituir produtivos em termos de construção de subjetividade e identidades sociais.


A adolescência e o esporte: controle ou emancipação

Por se tratar de uma fase designada de transição cheia de duvidas e conflitos, onde não se é mais criança, mas ainda não se é adulto, por essa indefinição social, a práticaesportiva é inserida como uma atitude moral, desprovida de preocupações, de conhecimento pedagógico.


Metodologia

A pesquisa trata-se da analise de um estudo de caso com abordagem qualitativa, realizada através de analise de documentos do Projeto estudado. Depois foram analisados os efeitos dos dispositivos deste Projeto através dos discursos dos colaboradores (adolescentes e crianças),...
tracking img