A industria cultural invade a escola brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Indústria Cultural Invade a Escola Brasileira

A Educação no Brasil tem sido alvo de muitos estudos e pesquisas no sentido de não só descobrir seus problemas, mas também contribuir para a soluçãodos mesmos contribuindo a levantar alguns pontos para reflexão dos educadores.
No Brasil a educação é profundamente marcada por desníveis sociais ela se processa de acordo com a realidade em que oser humano está submerso, o resulta em dois fatos:
- O homem “estar-no-mundo” e com ele relacionar-se o transformando e transformando-se.
-Gesto comunicador que o homem executa, e assim, transmite aoutros os resultados de sua experiência. Desta forma, na medida em que se transforma, pelo desafio que aceita e que lhe vem do meio para qual volta a sua ação, o homem se educa.
A história da nossaeducação está marcada por momentos, em que, por puro interesse da burguesia, sofremos transformações no nosso sistema escolar, com um único interesse, atender os interesses capitalistas.
No Aforismo OEnsino na Esteira de Ford mostra o que se faz moderno, a escola é a grande Caixa Preta Industrial que difere dois tipos de aluno:
Primeiro: alunos ignorantes, destinados ao submercado ousimplesmente refugados no industrialismo moderno.
Segundo: alunos diplomados, com selo de controle de qualidade prontos para o mercado de trabalho.
A política é outro fator que cerca a estrutura escolar, elase apresenta como um jogo que procura mostrar uma realidade deformada pelo interesse dos poderosos menosprezando o contexto social em que o homem está inserido.
O Produto da Indústria Cultural visacegar o homem da moderna sociedade, tem a função de seduzir as pessoas para o consumo com promessas de felicidade deixando um consumidor acrítico e inconsciente. Instrumentos usados pela CulturaIndustrial é a televisão que chega às escolas através de programas governamentais, vinculadas por professores, alunos, diretores e funcionários com efeito de convencer e despertar para o consumo, Jean...
tracking img