Meteorologia aeronautica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Sumário
Sumário 8
1 INTRODUÇÃO 9
2 CARACTERIZAÇÃO DA ESPECIALIDADE 11
3.2 Obtenção da Informação 19
3.2.1 Servidor da REDEMET 19
3.2.1.1 WAFC 20
3.2.1.2 CPTEC 20
3.2.1.3 Rede de Radares Meteorológicos 21
3.2.1.4 RINDAT 22
3.2.1.4 Sistema de Modelagem MM5 23
3.2.1.4 Estação Meteorológica de Superfície 29
3.3 Distribuição 31
3.3.1 REDEMET 31
3.3.1.2– Objetivos da REDEMET 32
3.3.1.3 – Público Alvo e Área de Atuação 33
3.3.1.4 – Funcionalidades 33
3.3.1.5 – Resultados Esperados/Alcançados 44
3.4 Uso da Informação 45
4 ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO 47
5 CONCLUSÃO 53

*



* 1 INTRODUÇÃO

Com o crescente avanço tecnológico, muitos setores e instituições sofrem com o excesso de informações, sendo imprescindível umaprofícua administração informacional, na tentativa de se evitar o caos digital e estimular a cooperação interfuncional, ou melhor, a cooperação entre os variados setores. Muitas vezes as informações estão simplesmente armazenadas em equipamentos de informática de forma não integrada, espalhadas em seus bancos de dados, dificultando seu acesso e, consequentemente, o desempenho das atividadesnecessárias ao pleno funcionamento da instituição. Devido à proliferação de arquivos eletrônicos produzidos individualmente pelos funcionários ou por sistemas isolados, sem o compartilhamento de informações e de várias aplicações de bancos de dados desenvolvidas ao longo do tempo para atender a demandas específicas; falta a essas instituições uma visão global de seus próprios dados e informações. Osdados coletados dos diversos banco de dados, por muitas vezes, não são bem aproveitados por falta de tecnologia e gerenciamento adequados.
Esses fatores acarretam uma ineficiente usabilidade desses dados, e o potencial reunido no volume de dados não é explorado adequadamente; engendrando erros de estratégia, que por sua vez, implicam produtos que não atendem às necessidades da clientela, e por fim,uma defasagem da empresa em relação aos seus concorrentes diretos, isto é, o processo de gestão da informação interfere diretamente na sobrevida da empresa. Segundo Dias (2001, p.51), o termo usabilidade supracitado, evoluiu e foi redefinido na norma ISO 9241-11 - Guidelines on Usability - como a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos comeficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso. Como ferramentas auxiliares de projeto de sistemas centrado no usuário, existem vários métodos de avaliação de usabilidade, cujos objetivos são verificar a eficiência e a eficácia da interação usuário-computador durante a realização de tarefas; e identificar, de forma subjetiva, o grau de satisfação dos usuários com o sistema.
Deforma análoga à uma empresa ou instituição, a Meteorologia Aeronáutica como uma área do complexo Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), possui um vultoso fluxo de informações as quais perpassam por vários sistemas de informação, são armazenados em imensos servidores e, a posteriori, são disponibilizados por meio de um portal aos exigentes usuários do setor da aviação civil emilitar ou da sociedade civil em geral. Vale ressaltar que esse presente trabalho entende como sistema de informação qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização, dando suporte aos processos de negócios, à tomada de decisão e à vantagemcompetitiva (O'Brien, James A; Marakas, George M., 2007).
Nesse sentido, a relevância desses imensos servidores meteorológicos serem submetidos a adequados processos de gerenciamento dessas informações, reside principalmente no fato da necessidade de se disponibilizarem produtos confiáveis e direcionados para as necessidades dos aeronavegantes (imprecisão no ramo da aviação pode ser fatal);...
tracking img