Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TREINAMENTO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E DE ORGANIZAÇÕES

INTRODUÇÃO:
Em relação ao Treinamento nas empresas observa-se segundo (Chiavenato, 1999), afirma que “as pessoas constituem o principal patrimônio das organizações”. Sendo assim, “O capital humano das organizações, composto de pessoas, que vão desde o mais simples operário ao seu principal executivo, passou a ser uma questão vital parao seu sucesso” (CHIAVENATO, 1999, p. 294).
Ainda de acordo com Chiavenato, em um mundo globalizado e competitivo, com a economia cada vez mais sem fronteiras, as organizações precisam preparar-se continuamente para os desafios da inovação e da competitividade (CHIAVENATO, 1999).
“São as pessoas que fazem as coisas acontecer” (CHIAVENATO, 1999, p. 294). Para que as empresas consigam isso, éimprescindível o treinamento e desenvolvimento das pessoas. E as organizações mais bem informadas e antenadas com o mercado organizacional, investem em treinamento de pessoas para obter um retorno. (CHIAVENATO, 1999).

CONCEITO DE TREINAMENTO

Antigamente, alguns especialistas em RH consideravam o treinamento um meio para adequar a cada pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho daorganização a partir dos cargos ocupados (CHIAVENATTO, 1999, p.294).
Quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar. Modernamente, o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas, criativas einovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais, e cada vez mais valiosas. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações (CHIAVENATTO, 1999, p.294).

DEFINIÇÕES DE TREINAMENTO

A definição de treinamento, segundo Chiavenato (1999), é um processo de desenvolver qualidade nas pessoas das organizações, para habilitá-las a serem mais produtivas e fazer com que façam isso comqualidade e eficiências para alcançar os objetivos nas organizações.
O treinamento faz com que os empregados andem na direção dos objetivos da organizacão. Tendo como função principal, ajudar os empregados a desenvolverem suas habilidades para serem aptos a cumprir suas funções com sucesso (CHIAVENATO, 1999).

Se formos considerar outras definições como, por exemplo, de Andrade ( 2002, p.31),ele o define ‘como uma ação organizacional planejada de modo sistemático, que possibilita a aquisição de habilidades motoras, atitudionais ou intelectuais, assim como o desenvolvimento de estratégias cognitivas que podem tornar o indivíduo mais apto a desempenhar suas funções atuais ou futuras. ’ Goldstein, (1993, p. 78), na mesma direção de Andrade (2002, p.43), que define treinamento como aaquisição sistemática de conhecimentos, habilidades, atitudes, regras e conceitos que resultam em um aumento do desempenho no trabalho.

DEFINIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO

Segundo Zerbini (2003, p.56), desenvolver e aperfeiçoar a pessoa para seu crescimento profissional em determinada carreira na organização ou para que se torne mais eficiente e produtivo em seu cargo. Seus objetivos perseguemprazos mais longos, visando dar ao homem aqueles conhecimentos que transcendem o que é exigido no cargo atual, preparando-o para assumir funções mais complexas ou numerosas.

Diante da conclusão de Zerbini, (2003), sobre o enfraquecimento das fronteiras conceituais entre esses termos, para efeito deste módulo, assume-se a expressão “Treinamento e Desenvolvimento” (T&D), para se referir ás açõesorganizacionais sistematicamente organizadas, de acordo com uma tecnologia educacional, para promover aprendizagens dos trabalhadores, visando melhoria de desempenhos atuais e futuros, bem como crescimento pessoal”.

DIFERENÇAS ENTRE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

“Há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo...
tracking img