Resenha - montanhas da lua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “As Montanhas da Lua” trata do processo de expansão das potências européias no continente africano no século XIX. Os personagens principais são os capitães Britânicos Richard Francis Burtone John Hanning Speek, exploradores e geógrafos que aparecem como homens destemidos, corajosos, de espírito desbravador que realizam um a longa e acidentada jornada pelo continente africano em buscada nascente do rio Nilo. Conforme vão procurando a nascente do Nilo, vão adentrando na parte ainda não explorada por europeus, contribuindo para o processo de roedura do continente. É importanteobservar que nesse processo, vão encontrando povos diferentes.
No decorrer do filme, o mundo africano é apresentado como atrasado, primitivo, exótico, inferior, seus líderes aparecem exageradamentecruéis e violentos. Em contraposição, o mundo europeu é apresentado como o certo, o superior. A sociedade européia aparece a partir do ponto de vista da elite, da aristocracia, sendo os europeusmostrados como os “destemidos”, os “justos”. Há uma cena muito interessante, que mostra essa imagem do europeu corajoso, onde David Living Stone (um famoso explorador do continente africano) em umencontro com Burton expõe uma série de cicatrizes que adquiriu em suas expedições na África.
A ciência no século XIX ajudou a justificar o imperialismo. Através do “discurso competente”, os europeus que“possuíam” o conhecimento científico usaram o continente africano como uma espécie de laboratório, contribuindo inclusive, para o surgimento das ciências sociais, como a Antropologia.
As expedições dofilme foram financiadas pela “Sociedade Geográfica Real”, que tinha interesse em expôr os relatos, as descobertas, contribuindo para a legitimação do Imperialismo. Enfim, em “As Montanhas da Lua”podemos perceber a grande importância da ciência e das expedições de exploração do século XIX para o processo de roedura do continente africano que culminou na legitimação do Imperialismo...
tracking img