Esporte da cidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADEMIA CORPO E ÁGUA

PROJETO

ESPORTE E LAZER DA CIDADE

IRANI – SC

IRANI, FEVEREIRO DE 2013

RESUMO DO PROJETO

O programa de Esporte e Lazer da cidade a ser implantado e gerenciado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Academia Corpo e Água é um programa do tipo finalístico. Criado para contribuir na solução de problemas como a desigualdade social, a falta de investimentospara apoio a atletas locais e a garantia do acesso ao direito ao esporte, lazer e entretenimento para os munícipes.

Seus objetivos centrais são ampliar, democratizar e universalizar o acesso à prática e ao conhecimento do esporte recreativo de lazer e de representatividade, integrando suas ações às demais políticas públicas, favorecendo o desenvolvimento humano e a inclusão social.

Sãotrês os eixos centrais do Programa Esporte e Lazer da Cidade:

1) Funcionamento de Núcleos de Esporte Recreativo e de Lazer, nas diversas comunidades do Município, com o objetivo de garantir o direito ao acesso de qualidade a políticas públicas de lazer e de esporte, em sua dimensão recreativa, para as diversas faixas etárias, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência.

2) Montagemde Equipes de Representatividade, o intuito principal é de valorizar o atleta local, aumentar o reconhecimento do município no cenário esportivo regional e estadual, investir com responsabilidade social na qualidade de vida, geração de emprego e renda, criar um centro de hospitalidade para com o município através da publicidade que o esporte de rendimento trás, alimentar o orgulho e a motivaçãodos munícipes além de criar atividades de entretenimento e lazer à população.

3) Realizações de eventos de esporte e lazer no intuito de promover o desenvolvimento do esporte e da recreação, através de um calendário anual positivo de eventos garantindo o direito constitucional ao lazer e à prática esportiva de qualidade e ainda o acesso a outras ações sócio-educativas, artísticas elúdicas que serão disponibilizadas, visando à construção da cidadania, a socialização, e a ocupação sadia do tempo livre, através da integração e inclusão social dos munícipes.

A Consolidação deste programa objetivará a conscientização a respeito da importância do investimento nas políticas públicas de esporte e lazer, no sentido de contribuir para que estas avancem do atual estágio de política de umgoverno para a dimensão mais ampla, ultrapassando os limites de ações políticas e alcançando um nível maior, de inclusão social, participação popular de massa, responsabilidade social, que excede o âmbito pura mente político e envolve ações interdisciplinares de diversos segmentos de toda a sociedade organizada.

JUSTIFICATIVA

É notório que o esporte é um canal de socialização positiva ouinclusão social, que de fato é uma saída para que algumas pessoas, antes marginalizadas e excluídas socialmente, possam adquirir um espaço mais digno na sociedade. Esse mecanismo de ascensão social é extremamente promovido pelo esporte isto se comprova pelo crescente número de projetos esportivos, financiados ou não por instituições governamentais e privadas.
A prática esportiva é de sumaimportância para qualquer pessoa, em todas as idades, com sua prática constante, ela atua na prevenção de diversas doenças como cardíacas, diabetes e obesidades. Ainda, o esporte aumenta a capacidade mental, fortalecimento dos músculos e retarda o envelhecimento dos indivíduos, observa-se assim que o esporte traz benefícios incalculáveis à sociedade, logo, investir no esporte não somente nas escolas, mastambém nos clubes e nas ruas proporcionara benefícios para todos os indivíduos da sociedade.
Não obstante ao projeto social, os esportes de rendimento também são de suma importância na construção de políticas publicas de fortalecimento do esporte, pois são eles que servem de espelhos para a juventude, proporcionando assim o aparecimento de novos talentos além de proporcionar a valorização de...
tracking img