Mountain Bike: Esporte e lazer na cidade de Crato - Ceará

18982 palavras 76 páginas
8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma exigência do Curso de Licenciatura Plena em
Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, onde tem por meta conseguir a aprovação na referida graduação.
A escolha da temática deste trabalho começou a surgir e se desenvolver a partir dos primeiros semestres da graduação. Nas linhas posteriores descreverei toda uma história anterior que contribuiu para a definição do tema desta pesquisa, onde me proponho a estudar o lazer e os esportes radicais, especificamente o ciclismo de montanha, conhecido como Mountain Bike, e contarei brevemente nas linhas abaixo um pouco do desenrolar dos fatos que me levaram a optar por esta temática. Durante minha passagem pelo ensino fundamental e médio, nunca tive a oportunidade de vivenciar outros esportes além dos que comumente são ofertados nas aulas de Educação Física, no meu caso os esportes que ainda pude vivenciar foram o futsal e o vôlei, e algumas brincadeiras populares.
Durante esse período assim como muitas crianças e adolescentes, eu tinha como opção de lazer, os campinhos de terra do meu bairro e de minha cidade que ficavam muitas vezes em terrenos baldios, mais que faziam a alegria de quem se utilizava desse espaço para se descontrair. Toda a turma se juntava para jogar bola, e era aquele alvoroço.
Mas eu não me sentia parte daquele espaço, muitas vezes por não ter tanta afinidade com a bola, mas aquele era, apesar de tudo, um dos melhores locais onde se podia desfrutar de uma atividade que proporcionasse prazer.
Nesses campinhos de terra, assim como nas quadras comunitárias existentes no meu bairro, e fora do âmbito escolar, vivenciei outras práticas esportivas, com objetivo apenas de descontração.
Tive a vivência de algumas modalidades esportivas como o vôlei, o futebol e a natação. Mas sentia que faltava algo, um complemento para as vivencias pelas quais estava passando, e eu curioso, buscava sempre outras atividades e novas
práticas.

Relacionados

  • Bicicleta no mundo de hoje
    31043 palavras | 125 páginas
  • Qualidade de gestão
    13418 palavras | 54 páginas
  • turismo de base comunitária
    176244 palavras | 705 páginas