Fichamento do livro "esporte na cidade: aspectos do esforço civilizador brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO: ESPORTE NA CIDADE: ASPECTOS DO ESFORÇO CIVILIZADOR BRASILEIRO, 2001
RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA

p.2 “como foram sendo paulatinamente introduzidas as práticas esportivas modernas na sociedade brasileira, a partir do final do século XIX”.
p. 2 Análise da modernidade brasileira sob o ângulo da sociologia das emoções
p. 2-3 como na configuração “vão se produzindo os controles dasrelações inter-humanas, bem como o autocontrole de cada indivíduo, tomando como referência introdução e o desenvolvimento das práticas esportivas”.
p.5 “a esportivização da vida moderna pode ser altamente reveladora dos problemas da sociabilidade contemporânea”: processo de regressão das emoções.
“poderemos concluir que os espetáculos de excitação esportiva e de violência nos estádios sãoreveladores das tendências regressivas na esfera das emoções, mas também podem apontar para um futuro de maior integração social em termos nacionais e internacionais”.
p.7 estudo “pretende dar ao esporte um lugar possível para o entendimento das relações sociais que se estabelecem em algumas cidades brasileiras a partir de um dado instante em que as condições físicas, políticas e culturais tomaram umrumo específico, com uma concentração populacional cada vez maior, decorrendo de uma crescente inter-relação entre as pessoas e uma consequente diferenciação de funções”.
p.9 o processo de envolvimento do esporte não é tranquilo; diversos grupos estão envolvidos nisso.
p.13 “as relações sociais, com seus controles e dependências, têm no esporte um elemento de análise privilegiado e, entretanto,pouco aproveitado nos estudos realizados no Brasil”.
p. 15 refinamentos das ações do brasileiro: atenção crescente dada ao comportamento não presença do outro. Divertimentos e regras de comportamento
p. 16 mudanças na cidade rj com a vinda da família real e depois de 1850 (parecer com Europa); rural e urbano: mudanças
p. 17 chegada dos estudantes: com o tempo há um aumento na “rede deinterdependências, solidariedade e convivência inter e entre grupos”.
p. 19 Espaços públicos de convivência: cafés
P. 20 buscar entender as relações (interpessoais) que se davam e se inauguravam naquele período. Como se refletiu a chegada dos estudantes nessas relações e no processo de transformação pelo qual passava a cidade. Refletiu alguma coisa na estrutura familiar (laços)
p. 21 “O que é possível,por exemplo, de identidade em práticas urbanas, como a do esporte, que ocupa os arredores da urbe com o turfe, as calçadas e ruas com o futebol e as águas com barcaças e corpos seminus com o remo e a natação”.
p.28 “em boa parte do século XIX, viveu-se quase que indiferente ao sport, dado que havia a crença de que o esforço físico era sempre nocivo à saúde. Nas décadas de 1850 e 1860, vê-se aorganização de alguns grupos na participação de provas de regatas e, no ano de 1873, funda-se o “Club Guanabarense”, que realiza em 27 de agosto de 1876 a sua primeira corrida” pp. 856-857. Daí por diante outras agremiações vão surgindo (...)”.
p. 31 mulher: perceber como as mulheres eram recebidas nos espaços de divertimento.
p.35 “o grau de controle sobre as conexões inter-humanas e o grau deautocontrole, fruto de uma individualização crescente, são indispensáveis para o entendimento do processo de civilização esperado”.
p. 37 esporte: “uma prática que se estrutura a partir de uma maior diferenciação de funções e que permite o surgimento de variadas e diferentes configurações humanas”.
p. 37 importância da inserção do esporte no contexto brasileiro.
p. 46 “o jogo como ritual é umaprática ancestral e por isso incapaz de atender à expectativa da sociedade em mudança, e o esporte, como técnica ritualizada, é a materialização de ações (educação, autocontrole...) no sentido das mudanças sociais diferenciadas”.
p. 46 marcação do tempo
p. 48 processo de individualização: é do esporte e da sociedade moderna, mais diferenciada e regulada.
p. 50 necessidade de “civilizar” o...
tracking img