65458419985

35532 palavras 143 páginas
Organização: Profa. Me. Simone Cristina Mussio

JAHU
2013

1

A COMUNICAÇÃO
Diante da crescente expansão dos estudos concernentes ao campo da comunicação, vemos grande interesse por essa área comunicacional em construir seu próprio campo teórico. Sua vastidão de conhecimentos abarca cada vez mais os novos meios comunicacionais, propiciando o irrompimento de novas pesquisas e conceitos.
Ao tornar comum determinado conhecimento, compartilhando o mesmo objeto conhecido, temos a passagem do individual para o coletivo, que é condição da vida social. Através da comunicação midiática propiciada pelos meios de comunicação, temos instituída a socialização, confluindo para a construção da identidade, fazendo com que o ser humano adquira consciência de si e interiorize comportamentos. A comunicação manifesta-se de inúmeras formas, como por exemplo, um gesto, um olhar, palavras, símbolos, pelas artes de uma forma geral, sinais sonoros, pela escrita, por contatos físicos, como um aperto de mão ou um abraço, entre outros.
Ela condiciona-nos a desempenharmos determinadas funções enquanto seres sociais, seja expressando desejos e opiniões, trocando informações, aprimorando nossos conhecimentos, retratando sentimentos, enfim, participando efetivamente de uma coletividade.
Seja qual for o tipo de comunicação utilizada, sempre há uma mensagem a ser transmitida e, sobretudo, uma finalidade específica que se deseja obter diante do ato comunicativo. Tendo em vista que, como dito anteriormente, a linguagem é estritamente social, ou seja, a não ser que se trata de um diário pessoal, sempre estamos dialogando com o “outro”.
Para que esse diálogo se efetive de maneira plausível, alguns elementos são preponderantes diante deste propósito. Assim sendo, é importante familiarizarmo-nos com os mesmos, conhecendo sobre cada uma de suas funções:
Vejamos os elementos da comunicação:
- O emissor (ou locutor) – É a pessoa que emite a mensagem.
- O receptor (ou

Relacionados