Turismo e esporte de aventura: um estudo sobre a capacidade de infra-estrutura da cidade de além paraíba – mg em receber o evento anual de motorock.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TURISMO E ESPORTE DE AVENTURA: Um estudo sobre a capacidade de infra-estrutura da cidade de Além Paraíba – MG em receber o evento anual de Motorock.

Curso de Turismo
Univercidade – Rio de Janeiro , Brasil.
E-mail:


Curso de Turismo
Univercidade – Rio de Janeiro, Brasil.
E-mail:
Resumo
As discussões acerca dos movimentos turísticos trás divisas, conhecimentos de outras culturas,maior arrecadação de impostos e aumento na geração de empregos, porém nem sempre traduz uma melhoria direta na população local da região, por este viés que analisei as condições de infra-estrutura, alimentação e hospedagem da cidade de Além Paraíba junto aos integrantes do Moto Clube “Os Àguias da Ilha do Governador-RJ” que participam anualmente do “Encontro Nacional de Motociclistas na Cidade deAlém Paraíba - Motorock” . Foram esses integrantes, que gentilmente participaram desta pesquisa e colaboraram muito com nosso trabalho trazendo dados que enriqueceram o estudo das condições da cidade para receber o evento e a satisfação dos participantes com a cidade de Além Paraíba.
Palavras-chaves: Turismo, Turismo de Aventura, infra-estrutura urbana.

INTRODUÇÃO
Turismo é o deslocamentorealizado por certa pessoa durante sua viagem e permanência por um período inferior a um ano, em lugares os quais não reside, motivada por diversas finalidades, entre elas a de aventura, que surge inicialmente como um forma prazerosa de contato com a natureza.
Turista é o visitante temporário que permanece pelo menos 24 horas no país visitado e cujo objetivo é lazer, negócio, família, uma missão oureunião. Já excursionista é o temporário que permanece menos de 24 horas no destino visitado pernoitando.


Somente por volta da década de 1980 é que houve as primeiras reflexões sobre o turismo de aventura, ganhando importância nos anos noventa.
Com características estruturais e mercadológicas próprias, o segmento de turismo de aventura vem crescendo e conseqüentemente trazendo novasofertas, possibilidades e questionamentos que precisam ser compreendidos, para termos um segmento com qualidade, como por exemplo na hospedagem, alimentação, infra-estrutura, profissionais qualificados, equipamentos e técnicas que torne a prática mais adequada e segura.
Atividades que pessoas realizam durante suas viagens e estadias em lugares distintos de seu entorno habitual, por período de tempoconsecutivo inferior a um ano, com a finalidade de lazer, por negócios e outros motivos não relacionados com o exercício
de uma atividade remunerada no lugar visitado.

Nesse conceito cada um buscou analisar se a cidade de Além Paraíba localizada as margens do Rio Paraíba do Sul em Minas Gerais com quase 35.000 habitantes, segundo o senso do IBGE de 2010 e bioma de Mata Atlântica, possui ascaracterísticas estruturais para receber o evento “Encontro Nacional de Motociclistas que acontece anualmente na cidade e tem grande importância na economia de Além Paraíba, pois sua capacidade de atendimento fica quase que completamente preenchidas.

METODOLOGIA
Para apoio ao trabalho, foi criado um questionário bem objetivo, que foi usado na pesquisa de campo e de gabinete.
A pesquisa decampo foi realizada de forma oral, pelos quais os entrevistados responderam a partir de um questionário, já a pesquisa de gabinete foi feita através de consultas aos sites do Ministério do Turismo, Revista Turismo e site das Cidades.
A população a qual se submeteu a esta pesquisa, conforme já dito acima, foram os integrantes do grupo de motociclistas “Os Águias da Ilha do Governador – RJ” emnovembro de 2012 e quarenta motociclistas se dispuseram a colaborar com a pesquisa que nos forneceram dados que foram analisados e discutidos.
Interessante observar que de todos os entrevistados, as mulheres tem uma visão em matéria de hospedagem e alimentação muito diferente das dos homes pois a exigência nesse quesito é muito maior enquanto que em matéria do quesito Infra-Estrutura, os homens são...
tracking img