Turismo e esporte de aventura: um estudo sobre a capacidade de infra-estrutura da cidade de além paraíba – mg em receber o evento anual de motorock.

1047 palavras 5 páginas
TURISMO E ESPORTE DE AVENTURA: Um estudo sobre a capacidade de infra-estrutura da cidade de Além Paraíba – MG em receber o evento anual de Motorock.

Curso de Turismo
Univercidade – Rio de Janeiro , Brasil.
E-mail:

Curso de Turismo
Univercidade – Rio de Janeiro, Brasil.
E-mail:
Resumo
As discussões acerca dos movimentos turísticos trás divisas, conhecimentos de outras culturas, maior arrecadação de impostos e aumento na geração de empregos, porém nem sempre traduz uma melhoria direta na população local da região, por este viés que analisei as condições de infra-estrutura, alimentação e hospedagem da cidade de Além Paraíba junto aos integrantes do Moto Clube “Os Àguias da Ilha do Governador-RJ” que participam anualmente do “Encontro Nacional de Motociclistas na Cidade de Além Paraíba - Motorock” . Foram esses integrantes, que gentilmente participaram desta pesquisa e colaboraram muito com nosso trabalho trazendo dados que enriqueceram o estudo das condições da cidade para receber o evento e a satisfação dos participantes com a cidade de Além Paraíba.
Palavras-chaves: Turismo, Turismo de Aventura, infra-estrutura urbana.

INTRODUÇÃO Turismo é o deslocamento realizado por certa pessoa durante sua viagem e permanência por um período inferior a um ano, em lugares os quais não reside, motivada por diversas finalidades, entre elas a de aventura, que surge inicialmente como um forma prazerosa de contato com a natureza.
Turista é o visitante temporário que permanece pelo menos 24 horas no país visitado e cujo objetivo é lazer, negócio, família, uma missão ou reunião. Já excursionista é o temporário que permanece menos de 24 horas no destino visitado pernoitando.

Somente por volta da década de 1980 é que houve as primeiras reflexões sobre o turismo de aventura, ganhando importância nos anos noventa. Com características estruturais e mercadológicas próprias, o segmento de turismo de aventura vem crescendo e conseqüentemente trazendo novas

Relacionados