Escola e democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª A pedagogia tradicional e a pedagogia nova, embora aparentemente antagônicas, são versões da mesma concepção liberal de educação. Justifique.
Tanto a pedagogia tradicional, quanto a pedagogia nova fazem parte do conjunto de teorias denomindas não críticas. Estasa por sua vez, entem ser a educação um instrumento de equalização social, logo deve reforçar laços sociais, promovere garantir a integração de todos nocorpo social.
Caso isso não aconteça, aparece o problema da marginalidade que neste grupo constitui um desvio e a educação deve superá-la. Neste grupo, em que a pedagogia tradicional e a nova fazem parte a relação entre educação e sociedade é harmoniosa, ou seja, há interação entre seus membros.
2ª A concepção humanista de educação reflete oconflito entre duas posições filosóficas: o essencialismo e o existencialismo. Em que consiste esse conflito e como essas duas correntes se manifestam no pensamento pedagógico?
A pedagogia tradicional se funda numa concepção filosófica essencialista, que defende a igualdade essencial dos homens que são essencialmente livres. Já a pedagogia nova se funda numa concepção filosóficaque privilegia a existência, os homens são essencialmente diferentes.
No pensamento pedagógico a concepção essencialista vai advogar a escolarização para todos, se fundava no igualitarismo e para a concepção existencialista há aqueles que têm mais capacidade e aqueles que têm menos capacidade para aprender.
3ª De que forma Saviani realiza a análise dialética das concepçõespedagógicas em seu texto “Escola e Democracia I”?
A dialética é uma posição filosófica que pressupõe a existência de duas posições e seu pensamento possui 3 momentos. O primeiro é denominado de tese que é a afirmação de algo, o segundo é a antítese que é a negação e o terceiro e último é a síntese que é a negação da negação.
Nas concepções pedagógicas a análisedialética se apresenta da seguinte maneira: Tese com a pedagogia tradicional em que, a educação é direito de todos e dever do Estado. Aqui o professor é o elemento principal do processo ensino-aprendizagem, deve transmitir o acervo cultural aos alunos por meio de método expositivo, os alunos por sua vez, devem assimilar tais conhecimentos.
Para negar o que a pedagogia tradicionaldefende tem-se a antítese com a pedagogia nova, em que a educação é um instrumento de correção da marginalidade, aqui o importante é aprender a aprender. O professor é estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos próprios alunos.
Por fim, têm-se a síntese que é a negação da negação e a concepção pedagógica que a representa é a pedagogiatecnicista, em que a educação tem a finalidade de formar indivíduos eficientes e para isso o elemento principal é a organização racional dos meios. Portanto, o importante é fazer algo que contribua para o aumento da produtividade da sociedade.
4ª Ao proceder à análise dialética da pedagogia liberal, Saviani afirma o caráter revolucionário da pedagogia tradicional e o caráter reacionário da pedagogia nova.Como ele justifica essa afirmação?
Saviani parte de um contexto histórico para explicar o surgimento da pedagogia tradicional, surgimento pautado em uma filosofia que defendia a igualdade entre os homens. Com essa filosofia estrutura-se a pedagogia tradicional buscando por meio da educação dar condições para que todos tivessem participação no processo politico e assimconsolidasse a ordem democrática.
Sendo assim, Saviani observa que sendo a pedagogia tradicional fundada no igualitarismo, a pedagogia nova que nasce pautada nos interesses burgueses enquanto classe dominante e não mais classe revolucionaria, será esta justamente o completo oposto, baseando-se no discurso de que os homens já não são mais iguais, e sim essencialmente diferentes....
tracking img