Escola empreendedora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRATÉGIA EMPREENDEDORA

Resumo

O presente trabalho trata-se do estudo das Escolas Estratégicas do livro SAFÁRI DE ESTRATÉGIA, onde daremos ênfase as abordagens referentes a Escola Empreendedora e a formulação de estratégia como um processo visionário, tendo este como figura principal o grande líder e suas visões. Focaremos no sentido de conhecer primeiro as “partes” para que possamos aofinal desse safári termos uma dimensão e um entendimento mais amplo sobre essa “fera” que é a Estratégia.

Introdução

Utilizando a estratégia com base nos cegos e no elefante entendemos que para compreender a estratégia precisamos conhecer todas as partes que compõem a mesma. Não podemos querer compreender tudo com apenas uma base, assim seremos considerados cegos, a abrangência é muitomaior daquela parte que apenas conhecemos.
Em Safári de Estratégia, Mintzberg mostra-nos o “animal” primeiramente por partes, identificando cada uma delas e seus pontos fortes e fracos, para que no final dessa aventura deixemo-nos de ser cegos e posamos ver a estratégia como um todo.
Nesse trabalho focalizaremos a Escola Empreendedora e abordaremos seus aspectos para uma melhor compreensão daestratégia como um processo visionário, tendo em vista o papel que essa “parte” assume frente ao “animal” inteiro.
Todas as escolas de pensamento estratégico não irão tratar só da formulação da estratégia, mas sim do processo estratégico como um todo, pois são 10 as escolas e cada uma delas vai mostrar as diferentes maneiras de estratégias.
Existem 2 tipos de formação de estratégia, que podem sersegmentadas em 2 grupos, as escolas prescritivas e as descritivas. As escolas prescritivas (Design, Planejamento e Posicionamento) focalizam quanto ao modo de como as estratégias devem ser formuladas, e as descritivas (Empreendedora, Cognitiva, Aprendizado, Poder, Cultural e Ambiental) direcionam sua análise para o modo de como as estratégias são formuladas, já a escola Hibrida(Configuração) aborda ambas.

Escola Empreendedora: a Formulação da Estratégia como um Processo Visionário
A Escola Empreendedora faz parte das escolas descritivas com base nos processos de caráter cognitivo, intuitivo ou de aprendizagem. A formulação da estratégia resulta de um processo visionário centrado em um líder único com características intuitivas, experiência, de julgamento, sabedoria, critério quepromove uma visão estratégica como perspectiva associada com imagens, senso de direção, isto é, visão. A estrutura segue as estratégias impostas pelo líder. O conceito central desta escola é a visão que tende mais a ser um tipo de imagem do que um plano estratégico proferido, definido em seu senso de direção e emergente nos detalhes para que possam ser moldados durante o curso, caracterizando-sepela flexibilidade.

Oriunda da economia, a Escola Empreendedora tem no líder empreendedor seu ponto de referência, sendo este a pessoa com a idéia do negócio que tenta torná-lo lucrativo e busca acumular bens para as organizações. Segundo Mintzberg a empresa é uma instituição empreendedora ,que tem o pensamento estratégico como um “ver” em todas as direções, inclusive através.

ParaMintzberg o que importa é olhar para atrás,para frente,de cima ,de baixo, para os lados e através, unindo essas visões e avaliando o que são forças e fraquezas, oportunidades e ameaças em cada uma. Só assim, com essa capacidade de “ver” aguçada é que podemos identificar um estrategista empreendedor.
O processo visionário do líder é centrado no individuo de nível hierárquico mais elevado daorganização e tem como foco principal as etapas de percepção ou observação da realidade, formação da estratégia e modestamente a implementação.
A personalidade empreendedora é forte e nem sempre tem uma aparência agradável, tendo como marca uma inquietude e um inconformismo perante ao processo em que esta incumbido. Por esses e outros fatores, a liderança visionária esta sempre em busca de algo...
tracking img