Escola empreendedora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA EMPREENDEDORA

1. PERSPECTIVA ESTRATÉGICA
Segundo Mitzberg,na escola empreendedora a perspectiva estratégica é diferente das demais , já que, é menos cultural ou coletiva. A Escola Empreendedora costuma focalizar no processo estratégico diretamente no líder. Mas existem alguns aspectos utilizados que são: intuição, julgamento, sabedoria,experiência e critério.

2. VISÃO ESTRATÉGICA COMO PERSPECTIVA
Mintzberg coloca que na escola empreendedora o foco é no líder, porém a intuição, julgamento, sabedoria, experiência, critério são componentes importantes no processo de formação de estratégia. Todo este conjunto tem como resultado a Visão da Estratégia como perspectiva.
O conceito central da Escola de Empreendedorismo é aVisão. De acordo com Mintzberh, a visão é uma representação mental de estratégia, criada ou ao menos expressa na cabeça do líder. Mintzberg explica no Safári de Estratégia que essa visão serve como inspiração e também como um senso daquilo que precisa ser feito, uma idéia guia. Mintzberg apresenta uma imagem, que facilita o entendimento do pensamento estratégico como “ver”. A imagem traduz aimportância de alguns pontos:


➢ É preciso ver à frente e ver atrás. Não é possível projetar o futuro sem utilizar as experiências do passado.

➢ Ver de cima e ver abaixo. Não se pode desprezar a visão de baixo para cima, pois está pode revelar situações diferentes e surpreendentes.

➢ Ver em baixo. É importante trabalhar, para alcançar a idéia que transforme a sua organização.Para achar algo que está em baixo da terra, é preciso revolvê-la.

➢ Ver ao lado. Mintzberg faz uma relação com o pensamento estratégico, já que este é chamado de pensamento lateral.

[pic]

1.3 DESTRUIÇÃO CRIATIVA
Shumpeter criou uma famosa noção, chamada noção de destruição criativa em que dizia ser o motor que mantém o capitalismo seguindo em frente e quem comanda é oEmpreendedor, pois para Shumpeter o empreendedor é o homem das idéias de negócios e com isso geram empregos e muito lucro, às vezes. Shumpeter também diz que existem alguns empreendedores que não possuem somente idéias criativas e sim possuem empreendedores que querem lucrar acima de tudo.

4. O EMPREENDEDOR PODE SER
O dono da empresa, o presidente da empresa o gerente, pois algumas pessoas possuem aqualidade de iniciar projetos, afinal existe tanta concorrência que as empresas precisam ser diferentes e o empreendedor é uma “peça chave”, desde que verdadeiramente tenha essa capacidade O empreendedor faz com que o negócio tome um rumo ao sucesso, ganhando nome no mercado, credibilidade, enfim. Pessoas empreendedoras são necessárias nas empresas.





2 CARACTERÍSTICAS DA ABORDAGEMEMPREENDEDORA SUGERIDAS POR MINTZBERG (1973):

➢ No critério empreendedor, a geração de estratégias é denominada pela busca ativa de novas oportunidades. A organização empreendedora focaliza oportunidades; os problemas são secundários. Assim com foi escrito por Drucker: “O espírito empreendedor requer que as poucas pessoas boas disponíveis sejam alocadas a oportunidades e não desperdiçadas na‘solução de problemas’” (1970:10).



➢ Na organização empreendedora, o poder é centralizado nas mãos do executivo principal. Collins e Moore descreveram o fundador-empreendedor como “caracterizado pela falta de disposição para submeter-se à autoridade, a incapacidade de trabalhar com ela e a conseqüente necessidade de escapar da mesma” (1970:45). Acredita-se que o poder esteja com uma pessoacapaz de comprometer a organização com cursos de ação ousados. Ele ou ela pode governar por decreto, baseando-se no poder pessoal e, às vezes, no carisma. Em uma empresa Egípcia descrita anos atrás, mas característica das atuais empresas empreendedoras: “Não existe um plano esquematizado da organização, nem procedimentos formalizados para seleção e desenvolvimento de pessoal gerencial, nem um...
tracking img