Escola controlista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario
Introdução...............................................................................4
Escola Veneziana ou Controlista............................................5
Fabio Besta.............................................................................5
Vittorio Alfieri........................................................................8
CarloGhidiglia.......................................................................9
Francesco de Gobbis..............................................................9
Vincenzo Vianello.................................................................9
Pietro Rigobon.......................................................................9
Pietro D’Alvise....................................................................10Conclusão............................................................................11
Referencias..........................................................................12
Anexos................................................................................13

Introdução
A escola controlista que se opôs ao Personalismo, surgiu na cidade de Veneza, em 1880, também conhecida como escolaveneziana. Uma das primeiras afirmações, que caracterizaram esta escola, foi a distinção feita entre o conceito de administração geral e administração econômica.
Para os controlista a administração geral deve ser exclusividade do administrador, ou seja, o proprietário da riqueza objeto da administração. Já a gestão desta riqueza, deve ser da administração econômica, sendo que esta deveria compreender agestão, a direção e a verificação ou controle.
Para os controlista, os balanços, as contas, os orçamentos, as demonstrações de resultados, etc. representam uma forma de controle de riqueza dos organismos econômicos. Besta separou a contabilidade em vários ramos de conhecimento, denominando a parte comum aplicável a todas as entidades de Contabilidade Geral e a segunda parte de Contabilidadeaplicada, de acordo com as características das entidades .

Escola Veneziana ou Controlista

A escola Controlista surgiu em 1880, teve como principal mentor Fabio Besta ,uma das primeiras afirmações, que caracterizavam sua escola, foi a distinção feita por ele entre conceito de administração geral e administração econômica.
Segundo Schmidt (2000), para os controlista o controle serve para impedirtodo consumo inútil, todo desperdício de forças econômicas, verificando os atos administrativos, estudando a gestão em sua causa e efeito. A ciência do controle econômico seria a Contabilidade, pois através de seus princípios e normas, ela é a disciplina que estuda os procedimentos racionais com os quais há de ser desenvolvido o controle econômico.
As demonstrações contábeis representavam a formade controle da riqueza dos organismos econômicos, servindo para fiscalizar os movimentos da riqueza á disposição das unidades econômicas e obrigando os administradores e exercem sua atividade em melhor proveito para a organização. Os controlista também dedicaram muito atenção ao processo de continuidade da empresa, instituindo a divisão para os períodos administrativos, coincidentes ou não com oano civil.
A escola teve como principal mentor Fabio Besta, contribuíram também para o engrandecimento dessa escola vários outros estudiosos como Vittorio Alfieri, Carlo Ghidiglia, Francesco De Gobbis, Vincenzo Vanello, Pietro Rigobon, Pietro D’Alvise e Benetto Lorusso.

Fabio Besta
Fabio Besta nasceu em Teglio da Valtellina, na Lombardia, em 1845. Em 1868, graduou-se Contador pelo institutoTécnico Comercial de Sondrio, tornando-se professor da Escola Superior de Comércio de Veneza. Em outubro de 1879, em Roma, pronunciou um discurso sobre os métodos de registro no primeiro Congresso de Contabilidade Italiano. Nele opunha-se as ideias dos personalistas Cerboni e Rossi, começando uma ferrenha disputa doutrinaria entre as duas escolas.
Sua primeira obra foi Sulla Capitalizzazione...
tracking img