Resumo: primeira e segunda leis da termodinâmica

RESUMO: PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS
Em um sistema, é chamada de energia a capacidade de efetuar trabalho. Quando se efetua trabalho sobre um sistema, a capacidade de ele efetuar trabalho aumenta, assimcomo sua energia. Quando o que realiza trabalho é o sistema, por outro lado, sua energia é reduzida assim como sua capacidade de realizar trabalho.
Quando a energia de um sistema se altera comoresultado da diferença de temperatura entre o sistema e a vizinhança, diz-se que a energia foi transferida em forma de calor – através do movimento caótico dos átomos. Quando há transferência deenergia através do movimento organizado dos átomos, e essa mudança é chamada de trabalho.
A soma de todas as energias em um sistema é chamada de energia interna, u, e ela determina se uma certatransformação é possível ou não. Sua variação independe do caminho porque é uma função de estado:
∆U=Q-W
A primeira lei da termodinâmica estende o princípio da conservação de energia, e é expressa como:dU=dW
dU= energia transferida em forma de calor
dW=energia transferida em forma de trabalho.

Quando o calor é transferido em uma reação a uma pressão constante, seu valor é igual a variação deuma propriedade termodinâmica chamada entalpia, definida como:
H=U+pV
As reações químicas podem ser classificadas como endotérmicas, quando há absorção de calor, ou exotérmicas, quando há aliberação de calor. Quando as reações são endotérmicas, a variação de entalpia é positiva. Quando as reações são exotérmicas, a variação de entalpia é negativa.
A segunda lei da termodinâmica reconhece aexistência de duas classes de processos: espontâneos e não espontâneos, e possui vários enunciados equivalentes. Ela trata de saber se as transformações estudadas na primeira lei acontecem na natureza.O enunciado formulado por Kelvin foi:
“Não é possível um processo que tenha como único resultado a absorção de calor de um reservatório térmico e a sua completa conversão em trabalho.”
Certa...