Hiperplasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hiperplasia

Termos com o sufixo -plasia |
(Ana)plasia - desdiferenciação |
(Hiper)plasia - proliferação fisiológica |
(Neo)plasia - proliferação anormal |
(Dis)plasia - maturação anormal |
(Meta)plasia - conversão de tipo celular |
O termo hiperplasia é usado quando se quer mencionar o aumento do número de células num órgão ou num tecido. A hiperplasia ocorre se a população celularfor capaz de sintetizar DNA permitindo, assim, que ocorra a mitose. Devido ao envelhecimento as células vão perdendo a capacidade de sofrer mitose pois não podem mais duplicar seu DNA devido a falta de telômeros dentro do núcleo celular, pois essa substancia vai se perdendo a medida que a cèlula se multiplica durante toda a vida, por este motivo as pessoas idosas não possuem um corpo atlético,pois suas células já estão envelhecidas.
Índice1 Hiperplasia Fisiológica * 1.1 Hiperplasia hormonal * 1.2 Hiperplasia compensatória * 2 Hiperplasia patológica * 2.1 Hiperplasia do endométrio * 2.2 Hiperplasia gengival * 2.3 Hiperplasia da Prostata * 3 Mecanismos |
Hiperplasia Fisiológica
É a hiperplasia mediada por níveis hormonais. Ex: Mama e útero na gravidez ena puberdade e aumento do endométrio após menstruação.
Hiperplasia hormonal
Ocorre um aumento na capacidade funcional de um tecido quando é necessário. Ex: Proliferação do epitélio glandular da mama feminina na puberdade e durante a gravidez.
Hiperplasia compensatória
Ocorre um aumento da massa tecidual após dano ou ressecação parcial. Ex: Regeneração do fígado.
Hiperplasia patológica
Amaioria das formas de hiperplasia patológica é causada pela estimulação excessiva das células alvo por hormonass ou por factores de crescimento.
Hiperplasia do endométrio
Causa sangramentos menstruais anormais tendo como causa desequilíbrio entre a relação normal entre estrógenio e progesterona entre outros hormonios sexuais. Se não for tratada, pode causar Neoplasia maligna ou Cancerendometrial.Outra patologia é a Endometriose que é o aparecimento e crescimento do endométrio fora do seu sítio normal, o útero. A endometriose podem causar esterilidade.
Hiperplasia gengival
Pode ocorrer devido a anormalidades congênitas, anormalidades hormonais ou pouca higiene oral por muito tempo. Uma afecção preexistente de inflamação gengival predispõe o paciente à hiperplasia. A hiperplasia gengivaltambém pode ser decorrente de medicação prescrita para outras enfermidades. Os três medicamentos mais comuns que podem levar a uma dramática hiperplasia gengival são a fenitoína, os bloqueadores dos canais de cálcio e a ciclosporina. A hiperplasia gengival se desenvolve em aproximadamente metade dos pacientes que tomam fenitoína. A gengiva interdental anterior é o ponto mais comum de aumento devolume, começando as alterações um mês após o início do tratamento. À medida que o crescimento continua, o tecido marginal pode estender-se e quase cobrir a superfície facial das coroas. As características histológicas da hiperplasia por fenitoína incluem aumento das quantidades de tecido conjuntivo, ausência de alterações vasculares e diminuição da espessura epitelial. Os linfócitos e os plasmócitospodem estar presentes devido a aumento da placa em torno da gengiva. A nifedipina é o bloqueador dos canais de cálcio mais comum a causar aumento de volume da gengiva, podendo ocorrer em duas semanas de uso do medicamento, mas comumente aparece em um a três meses. O aumento de volume das gengivas causado pela nifedipina tem uma incidência aproximada de 38%. Os exames clínicos e histológicosassemelham-se aos da fenitoína, demonstrando aumento da substância fundamental extracelular e dos fibroblastos. O alívio dos sintomas em geral ocorre uma semana após a interrupção dos bloqueadores dos canais de cálcio. A incidência de hiperplasia gengival associada à ciclosporina varia de 13% a 85%. O crescimento excessivo começa em um a três meses de tratamento. Esta variação pode ser devida ao uso...
tracking img