Escola contista e controlista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

A primeira escola de pensamento contábil foi a Contista, no século XVIII, cuja ideia central era o mecanismo das contas, mais especificamente, o seu funcionamento, subordinando-as a forma de escrituração, razão pela qual a contabilidade se confundia com a escrituração. Daí ser considerada a ciência das Contas. Contas a Pagar e a Receber. Sendo o primeiro movimento surgido através deuma obra feita por Luca Paciolli, reunindo assim vários contadores sob o manto de uma mesma linha de pensamento. Realizaram também estudos sobre as relações comerciais, o processo geral de registro do haver e dever, sobre a teoria das cinco contas, a criação da conta de capital e sobre as pessoas de uma empresa. Já a escola Controlista era considerada a responsável pelo registro contábil dosmomentos da administração econômica e sua efetivação por meio de escrituração e a outra representava a revelação das partidas dobradas dos fatos administrativos em conexão com os critérios organizacionais articulados de acordo com os mecanismos de controle inerentes à escrituração contábil. Palavra chaves: Contismo, Controlismo, Contas, Pensamento, Contabilidade.

5

Escola Contista

Apesar denão ser considerada uma corrente científica, a Escola Contista foi precursora da teoria de serem as contas o objeto de estudo da contabilidade e influenciou grandes contadores, principalmente os da Itália. A partir de 1818, o principal líder do Contismo foi Giuseppe Bornaccini. A primeira tentativa do Contismo data de 1803, quando Nicolo D’Anastasio publicou o seu livro La scrittura doppia ridottaa scienza; depois dele apareceu um grande estudioso, Giuseppe Bornaccini, que deu maior seriedade ao assunto no livro Idee teoritiche e pratiche di ragioneria e doppia registrazione. Surgem depois dois grandes estudiosos: Angelo Galli (Instituzioni di contabilitá, 1837) e Ludovico Giuseppe Cripa (1838) com a sua La scienza dei conti. A Escola Contista originou da preocupação de autores, de que aContabilidade deve se concentrar no processo de escrituração e nas técnicas de registro por meio dos sistemas de contas, que baseado nas técnicas comerciais e segundo a regra de quem recebe “deve” e quem entrega “tem em haver”, evidenciavam os saldos das contas a receber e a pagar. As contas a receber e a pagar, com o desenvolvimento da teoria das contas ao longo dos anos, uniram-se a váriasoutras contas representando valores e outros bens, como dinheiro, mercadorias, etc. Sua movimentação seguia os mesmos princípios ditados para as contas a receber: eram debitadas quando aumentavam e creditadas quando diminuíam. Por outro lado, as contas de passivo deveriam funcionar de forma equivalente à movimentação das contas a pagar, ou seja, aumentavam com créditos e diminuíam com débitos. Ogrande impulso da escola contista se deve aos trabalhos de pesquisadores franceses, entre os quais Degranges que em 1795 divulgou a chamada teoria das cinco contas, baseada em estudo realizado em 1675 por Jacques Savary sobre a teoria geral das contas.
6

Para Degranges, o comércio tinha cinco (5) objetivos principais que permanentemente lhe serviam de meio de troca, sendo este fato a base de suateoria. As cinco contas a que fazia referência eram: (1) Mercadorias, (2) Dinheiro, (3) Contas a Receber, (4) Contas a Pagar e (5) Lucros e Perdas. Este esquema de cinco contas, deu lugar ao surgimento de um Livro Diário/Razão de 6 colunas, no qual constavam ainda colunas para a data, detalhes, total, etc. Em 1796, Jones apresentou o modelo inglês de registro baseado em dois livros principais: odiário e o razão e dois livros auxiliares: caixa e armazém. Este autor teve o mérito de ser o primeiro a admitir a necessidade de realizar-se um controle numérico entre os livros principais, somando-se separadamente o diário e o razão para verificar a igualdade de ambas as somas. A preocupação com a fidelidade das informações contidas no diário e no razão revelou a necessidade de uma maior...
tracking img