Eras da arh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com as transformações introduzidas pela Revolução industrial surge a chamada Era da industrialização Clássica que se baseava principalmente na Teoria Clássica e Burocrática da Administração. Na era clássica as empresas estavam preocupadas com os acontecimentos internos e ignoravam totalmente as externalidades, ou seja, consideravam-se isoladas em meio ao mercado, logo os processos de produçãoeram suas únicas preocupações.

Como contribuição da teoria clássica pode-se citar a departamentalização com muitos níveis hierárquicos e coordenação centralizada, aporte de Fayol; os cargos totalmente especializados e ações repetitivas, implementados por Taylor, e a pouca capacidade para mudança e inovação. Os modelos burocráticos propostos por Weber foram utilizados por grandes organizações daépoca e segundo seu trabalho estes devem estar presentes nas organizações de excelência, mas logo estas perceberiam que não se estava dando a devida atenção ao principal capital de uma empresa.

Na Era Neoclássica começa a surgir as primeiras preocupações em relação ao ambiente externo em que a organização está inserida, há uma “previsão” do que chamamos hoje de profissional flexível caracterizandoo chamado “Homem Organizacional”. As organizações começam a descentralizar-se para acompanhar os ambientes instáveis e constantemente mutáveis.

Outra característica marcante dessa Era é a abordagem matricial que possibilitou uma maior flexibilização, condições favoráveis à inovação e criatividade. A Era Neoclássica conseguiu adequar os cargos às tarefas mais complexas e inovadoras.

Hoje,presenciamos a chamada Era da Informação, que pode ser considerada como uma terceira revolução, ou seja, a revolução digital. Hoje a informação é passada de forma espontânea e em milésimos de segundo. As comunicações romperam as barreiras do mundo e este está cada vez mais interligado. Surge então novos conceitos de empresas e clientes que a todo momento criam novas necessidades.

Comoconsequência dessa nova Era encontramos empresas com equipes autogerenciáveis totalmente competentes e produtivas, com uma estrutura adaptativa as imposições do mercado externo e dos consumidores. Encontramos empresas altamente inovadoras.

O foco está voltado para a aprendizagem contínua e consequentemente na aplicação eficaz desse conhecimento, como exemplo dessas novas abordagens podemos citar o “Just InTime” (JIT), uma clara inovação em termos de produção. Em fim, esta “Era” já se tornou uma preocupação nas empresas que almejam o sucesso e a sobrevivência em um mercado cada vez mais rivalizado.

MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES NA FUNÇÃO DE RH

Com o nascimento da administração cientifica começa a surgir as primeiras funções de Recursos Humanos que se limitava apenas aos serviços burocráticos,dominação e exploração dos trabalhadores que eram vistos como mera mão de obra. Taylor e, tempos depois, Mayo com a Teoria das Relações Humanas, ignoravam todo o capital intelectual de que dispunham e preocuparam-se apenas com a padronização e maximização do trabalho braçal.

A humanidade e consequentemente o ambiente das organizações estão em constantes mudanças. O cliente passa a apresentar novasexigências e para acompanhá-las e manter-se em competitividade as empresas precisam mudar na mesma proporção e nessas transformações está incluída a área de recursos humanos que pouco a pouco perde seu papel burocrático e dominador, tornando-se uma atividade transformacional e descentralizada com funções estratégicas e inovadoras.

A agora chamada Gestão de Pessoas aproxima-se cada vez mais dasestratégias organizacionais para que possa colaborar diretamente com o alcance dos objetivos e metas. Os profissionais dessa área ajudam os colaboradores a desenvolver sua capacidade intelectual e como consequência, sua capacidade técnica.

Apesar de mudanças extremamente profundas, estas já estão a disposição dos novos profissionais dessa área, segundo o site “Guia do Estudante” são essas...
tracking img