Equilibrio sobre as cores: trabalhando o desenvolvimento neuropsicomotor de forma divertida.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EQUILIBRIO SOBRE AS CORES: TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE FORMA DIVERTIDA.



1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que o DNPM ocorre principalmente na infância onde ao entrar em contato com o mundo e a influencia social, passam a ser estimulados, visando o desenvolvimento neurológico, psicológico e motor destes indivíduos. Ao nascer o sistema nervoso da criança é totalmente prematuro,agindo instintivamente, precisando dos adultos para realizar todas as suas necessidades. Gradativamente vai se desenvolvendo, passando primeiramente a conhecer seu corpo, aperfeiçoando seu tônus muscular começando a ter um controle sobre seus órgãos. Ao atingir essa maturação ocorre a organização da vida psíquica.
Buscando trabalhar este desenvolvimento corporal e neuropsicológico, elaborou-seum jogo chamado equilíbrio sobre as cores onde brincando a criança passa a desenvolver a parte motora incluindo a lateralidade, esquema corporal, estrutura espacial, orientação temporal, postura e equilíbrio e a parte cognitiva de atenção, percepção, memória, raciocínio e linguagem.
Sendo assim, pode-se dizer que ao realizar esta brincadeira, o intuito é fazer com que as crianças estimulem seudesenvolvimento motor e cognitivo de forma divertida e aprendam brincando.
1.2. OBJETIVOS
1.2.1. OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver um jogo funcional visando o DNPM de um paciente.

1.2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Desenvolver um jogo funcional para ser aplicado aos pacientes.
• Relacionar o jogo ao desenvolvimento neuropsicomotor.



2. DESENVOLVIMENTO
Desde o momento do nascimentopercebe-se a ocorrência do desenvolvimento neuropsicomotor em uma criança, onde começa a conhecer o mundo através de seus órgãos de sentidos e sua capacidade motora. O convívio social ajuda a estimular este desenvolvimento, fazendo com que a criança aprenda de maneira gradual suas habilidades e limitações.
Pensando em formas de estimular as crianças, apresenta-se o jogo Equilíbrio sobre as cores, ondehá um tabuleiro com círculos coloridos e dois dados com suas respectivas tarefas a serem executadas. Este jogo foi adaptado de outro já existente conhecido por Twister, porém, centralizando o foco do DNPM em pacientes.
Pode ser aplicado em crianças acima de seis anos de idade, pois acredita-se que nesta fase elas já possuem compreensão das cores e das partes do corpo que o jogo exige. Pode serutilizado também em crianças com deficiência auditiva, pois o jogo é visual, tornando possível sua compreensão. Para crianças com atrasos cognitivos ou motores, indica-se trabalhar aos poucos as cores e as partes do corpo a fim de desenvolver de forma gradual sua capacidade para seguir as regras do jogo, dentro de suas limitações.

2.1 REGRAS

Para jogar equilíbrio sobre as cores, necessita-sede um tabuleiro fixado no chão. Neste tabuleiro há 36 círculos, sendo 6 de cor azul, 6 de cor amarela, 6 de cor vermelha, 6 de cor verde, 6 de cor preta e 6 de cor rosa. Dois dados também são necessários sendo que um deles é para as cores, contendo em seus lados todas as cores dos círculos e no outro dado, em quatro lados contem escritas como pé direito, pé esquerdo, mão direita e mão esquerda, enas duas faces que restam está escrito você escolhe.
Necessita-se de no mínimo dois participantes, pois um será o mestre, que ficará do lado de fora do tabuleiro jogando os dados para determinar as tarefas, enquanto o(s) outro(s) irá executar as tarefas no tabuleiro. A aplicação deste jogo em grupo torna-se interessante, pois as pessoas terão que bolar estratégias para cumprir suas tarefas sematrapalhar os outros participantes.
O jogo inicia-se quando o mestre joga o dado das cores e das tarefas, ao cair, por exemplo, pé esquerdo no amarelo. Todos os participantes que estavam posicionados fora do tabuleiro devem colocar o seu pé esquerdo dentro do circulo amarelo, evitando tocar nas laterais fora deste circulo. O jogo segue e o mestre continua a jogar os dados para escolher as...
tracking img