Envenamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Óbitos por serpentes peçonhentas no Estado de São Paulo: avaliação de 43 casos, 1988/93
RESUMO — São ainda mal estabelecidos os fatores prognósticos para a ocorrência de óbito nos envenenamentos por serpentes e as causas que o determinam.

1- Epidemiologia do acidente por serpentes peçonhentas: estudo de casos atendidos em 1988

Resumo: Foram avaliados aspectos epidemiológicos deacidentes por serpentes peçonhentas no Estado de São Paulo, Brasil, com base em prontuários de 322 pacientes e em entrevistas feitas com 209 deles e/ou seus acompanhantes. Os acidentes ocorreram principalmente com pessoas de 10 a 20 anos de idade, do sexo masculino, nos meses de outubro a abril e no período diurno. As regiões anatômicas mais freqüentemente picadas foram os pés, as mãos e as pernas.Bothrops, Crotalus e Micrurus foram responsáveis por, respectivamente, 95,0%, 4,4% e 0,6% dos casos. Não ocorreram óbitos, mas 2,2% dos pacientes apresentaram seqüelas. Dentre os 209 entrevistados, a ocupação de lavrador foi a mais freqüentemente relacionada ao acidente que, em aproximadamente 60% das vezes, ocorreu durante o trabalho. O total de 160 pacientes (76,6%) submeteram-se a alguma forma detratamento antes de chegarem a um serviço de saúde: foram mais comuns o uso de torniquete (50,2%), a expressão local na tentativa de retirar parte do veneno (33,5%), a colocação das mais diversas substâncias sobre o local da picada (36,8%) e a ingestão de outras (12,9%); pouco mais de um quarto dos pacientes submeteram-se a alguma forma de tratamento médico antes de chegar ao HVB sendo mais comum aantissepsia (8,2%), a administração do antiveneno (6,2%), de anti-histamínicos (5,7%) e de analgésicos (5,3%).

3-Acidente ofídico com serpentes brasileiras do gênero Bothrops

Resumo: Acidente ofídico é um problema serio de saúde publica nos países tropicais, levando a agravos letais quando não são seguidos corretamente os primeiros socorros, alem de gerar nas pessoas uma fobia ao animal. Afalta de conhecimento e informação sobre o assunto apresenta-se como principal responsável pela manutenção elevada dos índices de acidentes ofídicos, pois atualmente ocorrem entre 25 e 29 mil por ano. Dentre os casos em que a serpente é informada, o gênero Bothrops é o causador mais freqüente, estando presente em 73,5% das notificações. O correto diagnostico e a intervenção precoce, demonstrarelevância na sobrevivência e recuperação do paciente. Este trabalho teve como objetivo caracterizar as diversas espécies do gênero Bothrops, descrever as principais manifestações clínicas decorrente do acidente ofídico bem como os primeiros cuidados, as medidas preventivas e a conduta de diagnóstico. Além disso, objetivou uma análise do conteúdo referente a esse assunto em livros didáticos de Ciênciasdo Ensino Fundamental, utilizados em escolas públicas do Distrito Federal.

4-Insuficiência múltipla de órgãos relacionada a acidente ofídico:relato de caso

Resumo: O acidente ofídico não é ocorrência rarano Brasil. Embora com grandes variaçõesentre as diversas regiões, sua incidência épróxima de 30.000 casos por ano. O gênerobotrópico, do qual fazem parte as serpentesconhecidas popularmentecomo jararacas,é, de longe, o mais frequente, seguido pelogênero crotálico, cujas principais repre-sentantes são as cascavéis. Outros gêneros,como Micrurus e Lachesis, são desprovidos deinteresse epidemiológico. Casos críticossão incomuns e as complicações mais gravessão insuficiência renal e distúrbios na coa-gulação sanguínea. A síndrome do descon-forto respiratório do adulto e a insuficiênciademúltiplos órgãos e sistemas são descritas,porém raras. O objetivo do presente relatoé descrever um caso de acidente ofídico dogênero botrópico, que evoluiu com síndro-me do desconforto respiratório do adulto einsuficiência de múltiplos órgãos e sistemas,bem como analisar criticamente o trata-mento realizado

5- Acidente vascular cerebral hemorrágico associado à acidente ofídico por serpente...
tracking img