trabalho de farmacobot nica

454 palavras 2 páginas
Plantas Medicinais Brasileiras um saber ameaçado

De acordo com o documentário, o território brasileiro utiliza boa parte da flora para uso medicinal, pois possui a mais rica flora do mundo. As plantas são utilizadas como remédios naturais desde a cultura indígena, onde os índios faziam rituais de curas. Foi mencionado no vídeo o primeiro naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, sendo ele pioneiro a descobrir e descrever todos os reinos da natureza, graças ao trabalho e suas viagens começa ai uma atenção especial para o uso de plantas. Mais o estudo mais abrangente do uso de plantas para fins medicinais foi devido à chegada da corte portuguesa. Mesmo sabendo que o uso de algumas plantas ajuda no tratamento de doenças ou na prevenção, a utilização e o estudo de certas plantas vem cada vez mais sendo desconhecida hoje em dia. Pela falta de conhecimento, a vegetação, está, cada vez mais sofrendo uma degradação, isto é, o desmatamento e as queimadas estão contribuindo para que se perca boa parte da vegetação nativa. Outro ponto preocupante é a falta de repasse dos conhecimentos para futuras gerações, alguns raizeiros foram entrevistados e assumem que os jovens de hoje não tem interesse de aprofundar o estudo nessa área de raiz.

Foram apresentados cinco tipos de plantas avaliadas pelos naturalistas e selecionadas pela equipe de reportagem do documentário, sendo elas:

Salsaparrilha: Herreria salsaparrilha
Família: Smilacaceae
Parte usada: Raízes
Uso: depurativos do sangue
Obs: A parte utilizada da Salsaparrilha é a raiz, que é muito rica em testosterona, potássio e flavonas, que atuam no metabolismo do corpo.

Copaíba: copaifera langsdorfii
Família: caesalpimeaceae
Parte usada: bálsamo
Uso: anti gripal, cicatrizante
Obs: O óleo de copaíba contém uma quantidade significativa de ácido caurenóico, que em estudos mostraram efeitos anti-inflamatórios, hipotensores, diurético, antimicrobianas, relaxantes musculares e citotóxicos

Barbatimão: stryphnodendron

Relacionados

  • Trabalho Farmacobot Nica Goiabeira
    456 palavras | 2 páginas