O conhecimento racional e o sentido da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Marcus Vinícius Macêdo de Sousa

O CONHECIMENTO RACIONAL E O SENTIDO DA VIDA

FEIRA DE SANTANA
2010
Marcus Vinícius Macêdo de Sousa

O CONHECIMENTO RACIONAL E O SENTIDO DA VIDA

Paper apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Científico, no curso de Administração, como requisito paraavaliação parcial da unidade II.

FEIRA DE SANTANA
2010
O CONHECIMENTO RACIONAL E O SENTIDO DA VIDA

Marcus Vinícius Macêdo de Sousa (FAT)

Resumo: O homem, ao longo da história, sempre se deparou com as mais diversas teorias sobre o sentido da vida, isso o levou a uma busca constante por respostas em todas as áreas do conhecimento, que em sua maioria convergem a um ponto de confrontação com opróprio conhecimento racional, que é a base da evolução humana, trazendo à racionalidade excessiva um caráter de loquaz, porque em sua totalidade são os valores subjetivos que dão razão à vida, em lugar do racional.

Texto: Muitas questões pertinentes à origem e significado da vida acompanham a humanidade desde os primórdios, constituindo fator gerador constante de teorias e discussõesintermináveis no tangente à busca incessante do homem pelo seu papel no planeta enquanto ser vivo, sutilmente denotando que não será diferente durante os séculos vindouros. O homem, enquanto ser criado por Deus tem como fardo eterno a procura pela reconciliação com seu Criador, uma vez que afastado Deste foi pela desobediência. Ao menos, em um contexto de extrema síntese, ainda que soe fantasioso paramuitos, seria esta a resposta da Bíblia para os grandes questionamentos universais. Isso é o que genericamente é defendido por teólogos como Frei Betto, um dos mais respeitados do Brasil, que ao se referir à famosa pintura de Michelangelo na Capela Sistina diz que “Ao mesmo tempo em que Adão, como símbolo da humanidade, é atraído em direção à Terra, ele estende o dedo na direção do Criador, espécie depremonição nostálgica de que é preciso não perder o contato com a fonte, com a raiz, que é Deus.” Todavia, a maioria das teorias formuladas ao longo da história a respeito da origem e do sentido da vida diverge em vários aspectos que vão desde o âmbito espiritual ao filosófico, passando pelo científico.

A postura dos teólogos e cientistas diante da teoria da evolução das espécies,particularmente do Homem, demonstra as abordagens diversas: de um lado, as posições dos teólogos fundamentam-se nos ensinamentos de textos sagrados; de outro, os cientistas buscam, em suas pesquisas, fatos concretos capazes de comprovar (ou refutar) suas hipóteses. (Lakatos e Marconi, 1991)

Sendo assim, não parece exagero afirmar que a cada nova tentativa humana de compreender e mesmo aceitarconclusões e explanações sobre a identidade causal e o propósito de tudo o que existe e é conhecido, comumente nos deparamos com opiniões das mais variadas, e mesmo os escritos bíblicos, tidos como sagrados para uma parcela imensa da população mundial em toda a sua história, não percebe a aceitação homogênea de suas revelações. Ora, se o homem é formado à imagem e semelhança do Criador, infere-seque este possui aparência, se não física, espiritual similar à de sua criatura, isso quanto à imagem. Sobre a semelhança, relacionam-se características da identidade e alma humanas, suas vontades, emoções, inspirações, paixões, gostos e, sobretudo inteligência. O talento nato do ser humano é a sua capacidade de inteligir sobre o mundo ao qual pertence e o aprimoramento da faculdade do raciocíniosempre foi através dos séculos a chave para a evolução da vida humana, do seu conhecimento, do surgimento de novos métodos de estudo e pesquisa e do próprio aparecimento de novos ramos da ciência. “A complexidade do universo e a diversidade de fenômenos que nele se manifestam, aliadas à necessidade de estudá-los para poder entendê-los e explicá-los, levaram ao surgimento de diversos ramos de...
tracking img