Iluminismo e academismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Iluminismo e academismo: a estética normativa

Descartes (séc. XVII) não elaborou uma teoria estética, mas seu método e conclusões em relação à teoria do conhecimento foram decisivos no desenvolvimento da estética neoclássica. A busca da clareza conceitual, do rigor dedutivo e da certeza intuitiva dos princípios básicos invadiu o campo da teoria da arte. Combinaram-se elementos cartesianos earistotélicos nos conceitos polissêmicos, isto e, com muitos sentidos, de razão e natureza. Artistas e críticos identificaram o seguir a natureza com o Seguir a razão, uma vez que a natureza do homem é ser racional.
Assim, o racionalismo estético, nos séculos XVII e XVIII, tentou estabelecer normas sólidas para o fazer artístico, mediante a dedução de um axioma fundamental e evidentepor si mesmo. Esse axioma pode ser expresso nos seguintes termos: a arte é uma imitação da natureza que inclui o universal, o normativo, o essencial, o característico e o ideal. A natureza deve ser representada em abstrato, com as características da espécie. O princípio básico da arte, portanto, continua a ser a imitação, embora de cunho idealista.
Posteriormente, esses princípios foramreduzidos a um sistema, dando origem ao academismo, isto é, ao classicismo ensinado pelas academias de arte. E a chamada estética normativa, que estabelece regras para o fazer artístico, limitando a criatividade e a individualidade da intuição artística.
O academismo acaba por estrangular a vida da atitude naturalista na arte, abrindo espaço para indagações e propostas novas.
Iluminismo eacademismo: a estética normativa

Descartes (séc. XVII) não elaborou uma teoria estética, mas seu método e conclusões em relação à teoria do conhecimento foram decisivos no desenvolvimento da estética neoclássica. A busca da clareza conceitual, do rigor dedutivo e da certeza intuitiva dos princípios básicos invadiu o campo da teoria da arte. Combinaram-se elementos cartesianos e aristotélicosnos conceitos polissêmicos, isto e, com muitos sentidos, de razão e natureza. Artistas e críticos identificaram o seguir a natureza com o Seguir a razão, uma vez que a natureza do homem é ser racional.
Assim, o racionalismo estético, nos séculos XVII e XVIII, tentou estabelecer normas sólidas para o fazer artístico, mediante a dedução de um axioma fundamental e evidente por si mesmo.Esse axioma pode ser expresso nos seguintes termos: a arte é uma imitação da natureza que inclui o universal, o normativo, o essencial, o característico e o ideal. A natureza deve ser representada em abstrato, com as características da espécie. O princípio básico da arte, portanto, continua a ser a imitação, embora de cunho idealista.
Posteriormente, esses princípios foram reduzidos a umsistema, dando origem ao academismo, isto é, ao classicismo ensinado pelas academias de arte. E a chamada estética normativa, que estabelece regras para o fazer artístico, limitando a criatividade e a individualidade da intuição artística.
O academismo acaba por estrangular a vida da atitude naturalista na arte, abrindo espaço para indagações e propostas novas.
Iluminismo e academismo:a estética normativa

Descartes (séc. XVII) não elaborou uma teoria estética, mas seu método e conclusões em relação à teoria do conhecimento foram decisivos no desenvolvimento da estética neoclássica. A busca da clareza conceitual, do rigor dedutivo e da certeza intuitiva dos princípios básicos invadiu o campo da teoria da arte. Combinaram-se elementos cartesianos e aristotélicos nosconceitos polissêmicos, isto e, com muitos sentidos, de razão e natureza. Artistas e críticos identificaram o seguir a natureza com o Seguir a razão, uma vez que a natureza do homem é ser racional.
Assim, o racionalismo estético, nos séculos XVII e XVIII, tentou estabelecer normas sólidas para o fazer artístico, mediante a dedução de um axioma fundamental e evidente por si mesmo. Esse axioma...
tracking img