Ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação - Mito e Desafio, Jussara nos apresenta situações vividas em sala de aula para que possamos refletir sobre o verdadeiro significado da avaliação. O livro traz os seguintes assuntos -avaliação e construção do conhecimento; avaliação - mito e desafio; imprecisões da terminologia - o significado do testar e medir; avaliação enquanto mediação; avaliação na pré-escola; por uma açãolibertadora; imagens representativas de avaliação. '
Capitulo 1: Avaliação e construção do conhecimento
De acordo com o texto, a avaliação é essencial à educação desde que tenha a perspectiva de serproblematizadora e que vise o questionamento e a reflexão sobre a ação.
Muitos educadores e políticos lutam para denunciar a função seletiva e discriminatória das notas e conceitos, alertando para osprejuízos sociais decorrentes da reprovação.
A avaliação é a reflexão transformada em ação. Essa ação se transforma em uma nova reflexão. Reflexão permanente do educador sobre sua realidade.
A avaliação, naperspectiva de construção do conhecimento parte de dois pressupostos básicos: confiança na possibilidade dos alunos construírem suas verdades e valorização de sua manifestação e interesses.
Capitulo2: Avaliação: mito e desafio 
Do ponto de vista da autora configura-se a avaliação educacional, em mito e desafio. O mito é decorrente de sua história que vem perpetuando os fantasmas do controle edo autoritarismo há muitas gerações. Os professores reduzem a avaliação a uma prática de registro de resultados sobre o desempenho do aluno. Avaliar é julgar o resultado do trabalho da criança após otérmino deste, nele demonstrando comportamentos definidos, aprovação/reprovação, que reforça o autoritarismo de cunho sentencioso, sendo o fenômeno avaliação, ainda hoje, algo indefinido,desconsiderando a mútua coordenação dos pontos de vista e das ações (reciprocidade – Piaget).
Avaliação construtivista e libertadora deverá encaminhar a um dialógico e cooperativo onde o professor e alunos...
tracking img