Ensino religioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| |

Ressurreição na visão Cristã
O cristão vê neste mundo o esboço de um novo mundo que há de vir.
Nós sabemos que a história do mundo pode ser lida como um perpétuo nascimento de uma humanidade que não cessa de ser criada. Através do mistério da Ressurreição (chamado o mistério Pascal ou o mistério da Páscoa), nós podemos dizer que no decorrer de nossa única existência, nós vivemos umasequência de agonias que nos conduzem a novos nascimentos. Nada a ver, portanto, com a reencarnação. Ela, a reencarnação, é um ciclo, que muitos consideram como infernal, de novas vidas intimamente ligadas à soma de nossos atos antecedentes; daí possíveis regressões, reencarnações em animais.
Para os cristãos, o que nós vemos neste mundo não é senão o esboço de um novo mundo que há de vir. Omal sob todas as formas (pobreza, doença, tristeza, etc), a provação, a monotonia não são o essencial do que há de vir. Um outro “viver” é possível. 
Desde agora, nós podemos dizer, e viver, que porque Deus se fez homem em seu Filho, e que ele ressuscitou, todos os homens são irmãos, de uma fraternidade que se enraíza na paternidade de Deus e na humanidade partilhada com Cristo.
Mastudo isto supõe, da parte de cada um, avançar em um caminho. Isto supõe aceitar o testemunho dos apóstolos e de seus sucessores, de ter, de uma maneira ou de outra, encontrado homens e mulheres que puderam viver uma experiência similar. E, enfim, escolher, por uma decisão pessoal, caminhar no seguimento de Cristo.




Reencarnação na visão Espírita

Segundo a doutrina espírita os espíritosreencarnam não apenas para a solução de equívocos de uma vida passada, ou para o cumprimento de determinada missão, mas pela necessidade inerente a toda a criação: o imperativo do progresso, a evolução.
A reencarnação – opondo-se frontalmente à salvação gratuita pela fé – dignifica o Espírito imortal, que vai galgando os degraus do aperfeiçoamento ao longo dos milênios sucessivos, crescendoem sentimento e intelectualidade, num trabalhoso processo de exteriorização da herança divina, concedida igualmente a todos os Espíritos. No nascedouro, todos absolutamente iguais. As diferenças individuais, portanto, não decorrem de capricho divino, mas sim do empenho de cada Espírito no sentido de promover o seu próprio progresso. Nesse caminhar, vai recebendo, por justiça, os frutos de todo obem semeado, e, em função dessa mesma justiça, é compelido a reparar os males praticados, mas não em igual medida, graças à misericórdia divina.
O Espiritismo prega que ao revelar ao mundo ocidental a reencarnação, prova que a verdade religiosa não é incompatível com a verdade científica, explicando que a evolução do Espírito caminha pari passu com a evolução física demonstrada por Darwin, aotempo em que resgata diante da consciência humana um dos atributos básicos de um Ser Perfeito: a Justiça.
Tudo provém de uma mesma fonte, todos partimos de um mesmo ponto, dotados da mesma potencialidade evolutiva, conforme ensinaram os Espíritos: “É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo ao arcanjo, que também começou por ser átomo.”5 Por conheceressa luz divina imanente em toda a criação, é que Jesus lançou o desafio evolutivo: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens (...)”.6
A doutrina reencarnacionista é a única que não é racista, pois demonstra que Deus não seria justo se criasse um Espírito imortal dentro de uma raça. O Espírito é criado por Deus e evolui, passando pela humanização, no processo de angelizar-se. Aohumanizar-se, encarna-se inúmeras vezes, nas mais variadas raças, mas seu início, sua criação não está vinculada a grupo étnico nenhum. A bem dizer, todos os Espíritos pertencemos a uma única raça, pertencemos à raça divina, porque somos filhos de Deus.









Ancestralidade na visão Yorùbá

Segundo a tradição nagô dos yorùbás, somos o resultado da soma dos saberes dos...
tracking img