Ensino religioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS TEM RELEVÂNCIA?

Rosa Maria Jacinto da Silva

RESUMO
A palavra Religião tem origem no latim Religione, que possivelmente se prende ao verbo religar, ou seja, o retorno do homem, após a queda, a Deus. Aqui reside, fundamentalmente, a importância da religião para o tempo hodierno. Este ensino quer cultivar no ser humano as razões mais íntimas e transcendentais,fortalecendo nele o caráter de cidadão, desenvolvendo seu espírito de participação, oferecendo critérios para a segurança de seus juízos e aprofundando as motivações para a autêntica cidadania.” Portanto, a existência desta matéria na grade curricular dos nossos jovens, não pretende fazer da sala de aula uma comunidade de fé, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superações dapessoa humana, enquanto imagem e semelhança do Criador. Tal realidade implica na necessidade de construirmos uma pedagogia que favoreça esta perspectiva, porque o que objetivamos é fruto de uma experiência pessoal, na incansável busca de respostas para as questões existenciais. Para que isso ocorra, entendo que a disciplina de Ensino Religioso deverá fundamentar-se nos princípios da cidadania e doentendimento do outro como ser humano portador da mesma dignidade que eu.
Palavras-chave: Cidadania. Homem. Superações. Religião. Experiência.

ABSTRACT









INTRODUÇÃO

Instigado por uma constante indagação profissional: “Por que estudar Ensino Religioso?”, coloquei-me a refletir e, posteriormente, a delinear uma resposta plausível. Para alcançar este objetivo, remonto àConstituição Federal, a textos de cunho religioso e à prática docente (BRASIL, 1998).
A primeira Lei de Diretrizes e Bases (LDB 4024/61) propõe em seu artigo 97: "O ensino religioso constitui disciplina dos horários das escolas oficiais, é de matrícula facultativa, e será ministrado sem ônus para os poderes públicos, de acordo com a confissão religiosa do aluno, manifestada por ele, se for capaz,ou pelo seu representante legal ou responsável. § 1º A formação de classe para o ensino religioso independe de número mínimo de alunos. § 2º O registro dos professores de ensino religioso será realizado perante a autoridade religiosa respectiva."
É inegável a fase de contínuas transformações que o mundo está passando: mudanças sociais, políticas, médicas, tecnológicas... Todas se formampaulatinamente e, uma vez configuradas, tendem a influenciar o nosso comportamento individual e coletivo (BRASIL, 1997). As instituições e organizações, sobretudo as escolas, existem exatamente para agir no mundo, na sociedade e na história, sem se eximirem de seu múnus que é o de ajudar o indivíduo a pensar e se posicionar perante as questões fundamentais da vida (FREIRE, 2000).
Diante deste fato,pode a escola não pensar sua relação com a religião? Podemos nós educadores fugir deste desafio?
É neste ponto que compreendo o Ensino Religioso como relevante nas escolas, de sorte que é uma disciplina ligada diretamente à vida, e que visa atingir o comportamento do jovem, no sentido de uma orientação ética para além dos valores postulados pelo mercado de consumo. A Constituição Brasileira garantea liberdade de culto e a nova Lei de Diretrizes e Bases abre espaço para um ensino religioso interconfessional (LDB, Art.33).
Em 20/12/96, uma nova configuração foi dada a esse artigo, para assegurar “o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”. Contudo este suplemento veio apenas legitimar as decisões tomadas anteriormente, pois a inserçãodo Ensino Religioso no currículo escolar do ensino fundamental estava garantida desde a constituição Federal promulgada em 1987/1988. Naquela época, o texto constitucional dizia que: “O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas.
A nova Constituição diz no artigo 210, parágrafo primeiro: "O ensino religioso, de matrícula...
tracking img