Fiat 500

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
T.I. – TRABALHO INTERDISCIPLINAR
2ª FASE

|BRIEFING |


Produto:
FIAT 500 (a pronúncia é “tchinqüetchento”)


Breve histórico:

O 500 nasceu na Itália em 1957 e até o final de sua produção, em 1975, foi ícone da indústria automotiva mundial. O tempo passoue 50 anos após a estreia do primeiro modelo, a Fiat lançou na Europa a reedição do carro, que desembarcou no Brasil dois anos depois de conquistar o mercado europeu.

Descrição:

É um carro moderno, de design singular, repleto de soluções inteligentes, tecnologicamente avançado e seguro.
É um automóvel inovador e completo, com equipamentos normalmente só vistos em modelos desegmentos superiores, como teto solar elétrico Sky Wind, Blue&MeTM e direção elétrica Dual Drive.
Tem níveis de segurança que obedecem às normais europeias mais exigentes com sete air bags e diversos dispositivos que auxiliam o motorista a manter o controle direcional em qualquer situação, como o ESP  (Electronic Stability Program) mais o Hill Holder.
O 500 tem um motor econômico, limpo epotente que gera 100 cavalos de potência. Tem uma mecânica confiável e apurada, incluindo câmbio Dualogic® automático.
Concebido pelo Centro Stilo Fiat Itália, o Fiat 500 é um hatchback de 2 portas de dimensões compactas: tem 3,55 metros de comprimento, 1,63 metros de largura, 1,49 metros de altura e entre-eixos de 2,30 metros. Um carro compacto, mas que surpreende pelo seu espaço preenchidocom muita autoridade, e que imediatamente chama a atenção com suas linhas suaves e arredondadas.
A dianteira concilia o design moderno dos modelos Fiat com elementos que nasceram no primeiro Fiat 500.
Internamente, o Fiat 500 leva, igualmente, ao seu bem-sucedido passado.
O interior do Fiat 500 resume sua proposta moderna e ergonômica em um design inspirado no antecessor. Osinstrumentos estão agrupados em um único painel que contém velocímetro, conta-giros e computador de bordo, todos concêntricos e visualizados em conjunto, instantaneamente.
A conclusão imediata a que se chega ao ver o painel de instrumentos é de que ele é a combinação ideal entre estilo retrô e tecnologia moderna – o que se harmoniza perfeitamente com o conceito do Fiat 500.
Prolongandoa unidade estética do modelo, o requinte fica para a pintura brilhante na cor da carroceria do carro na parte central do painel.
O console central agrupa os controles de climatização e áudio, e ainda acrescenta praticidade, com os diversos porta-objetos.
Seu principal destaque é a alavanca de câmbio, próxima ao volante, concebida para parecer um refinado componente mecânico, com suaspartes cromadas e uma manopla preta simples, porém eficiente. Os vários botões foram desenhados para lembrar as alavancas e indicadores do Fiat 500 original, e são muito fáceis e rápidos de usar.
Os bancos, inspirados nos bancos do Fiat 500 F dos anos 60, incorporam o mesmo efeito “dividido”, com revestimento bicolor coordenado com a cor do volante. Eles podem ser visualmente parecidos,mas foram desenhados privilegiando a ergonomia e o conforto.
O jogo de cores se estende aos painéis das portas: uma parte é revestida para combinar com os bancos e outra, em plástico, incorpora um grande porta-objetos e os alto-falantes.
Vale destacar também as maçanetas, uma clara referência ao Fiat 500 do século passado.
Há um console entre os bancos, próximo do túnel, que funcionacomo uma mesinha de centro: ficam ali pequenos itens como latas e copos; e ele contém uma tomada de 12V com acendedor e uma porta USB para conectar acessórios funcionais como um MP3 player e outros eletrônicos. O carro acomoda, e bem, quatro ocupantes, e em seu porta-malas cabem 185 litros de bagagem (ou 550 litros com o banco traseiro totalmente rebatido).
Sob as linhas de inspiração retrô...
tracking img