Ensino de historia no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL: avanços e retrocessos

Ao analisarmos o Ensino de História desde a época do Império, o que se percebe é que a história foi sistematicamente levada por diferentesinteresses e propostas, como pode ser notado nos vários currículos e programas do Ensino de História, que enobrecem feitos, comprovam diferentes propostas de estudos, pesquisas e destacam datas,levando a uma consequência sistemática de descaracterização da historia.
No Brasil, no período colonial, com uma organização educacional sistematizada pelos Jesuítas, além de uma educação restrita voltadaas idéias religiosas, o que se ensinava de história era basicamente a historia bíblica, como matéria encarregada da formação moral católica. Logo mais, no século XIX, a Historia surge regulamentadacomo disciplina escolar, e como consequência os primeiros manuais escolares, no Colégio Pedro II, que era de onde surgiam as tendências educacionais para todo o resto do país, sob influência dopensamento liberal francês. Assim, a história inicialmente estudada no país se resumia na Historia da Europa Ocidental, deixando para segundo plano a Historia do Brasil, que por sua vez, foi acrescentada nocurrículo em 1877, com o objetivo de formar um Estado Nacional laico, embora ainda estivesse sendo amparado pela Igreja Católica. Outro ponto interessante, era a restrição e elitização dosconhecimentos educacionais durante todo o império e as primeiras décadas da república.
Os programas de ensino utilizados eram elaborados pelos professores catedráticos do Instituto Histórico e GeográficoBrasileiro (IHGB), que lecionavam no Colégio Pedro II, e foram esses, os grandes responsáveis por escrever a historia oficial do país, isto é, coube ao Instituto construir a identidade da nação brasileira.Produção essa, que influenciou enormemente o ensino escolar.
A História vai se firmando como disciplina e ganhando metodologias mais apuradas só no final do século XIX e início do século XX, a...
tracking img