Engenheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BALANCED SCORCARD

Definição:
Numa organização os gestores necessitam de um instrumento de gestão que reflicta em cada momento a situação da organização, departamento ou sector. Num contexto competitivo, quando os recursos são escassos, torna-se imperativo mostrar objectivos consistentes com a estratégia delineada e suficientemente atractivos para apoiar os gestores nas suas propostas junto dadecisão de topo, bem como, apoiar os gestores no controlo contínuo das estratégias delineadas.
Reconhecendo algumas fraquezas e algumas vantagens de outros sistemas de gestão existentes, o Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido no início dos anos 90 por Robert Kaplan e David Norton.
O BSC é um instrumento de gestão muito divulgado actualmente nas organizações que praticam estilos de gestãomodernos e orientados à estratégia. Providencia uma clara orientação para o que as organizações devem medir no sentido de “balancear” as diversas perspectivas existentes. É um modelo de gestão (não apenas um sistema de medição) que permite às organizações clarificar a sua visão estratégica e converter isso num plano de acção.
Um sistema BSC disponibiliza informações sobre o próprio processoempresarial e influencias externas de forma a disponibilizar de forma contínua a performance estratégica e resultados. Quando plenamente implementado o BSC transforma o planeamento estratégico no nervo central da organização.
O modelo BSC tem como objecto poder ser aplicado desde o nível de topo na organização ao nível do indivíduo. Para cada nível organizacional os BSC são definidos em conformidadecom os objectivos exigidos a determinado unidade orgânica da empresa, seja uma divisão, um sector, um departamento ou um funcionário. Tanto se aplica em grandes ou pequenas organizações, qualquer que seja o seu âmbito de actuação, privada ou pública, com ou sem fins lucrativos.

Kaplan e Norton, referidos anteriormente como os criadores do BSC, descrevem a inovação do BSC da seguinte forma:
“ OBSC retém medidas financeiras tradicionais. Porém as medidas financeiras falam apenas de eventos passados, perfeitamente adequados para empresas industriais para as quais os investimentos a longo prazo em novas capacidades e relação com clientes não são críticos para o sucesso. Porém, essas medidas financeiras são inadequadas para guiar e descrever o caminho que as empresas da era da informaçãonecessitam percorrer para criar valores futuros através de investimentos no clientes, fornecedores, funcionários, processos, tecnologia e inovação.”

Em Resumo pode-se afirmar que o Balanced Scorecard é um modelo de gestão estratégico que traduz a visão e estratégia da organização num conjunto de objectivos interligados, medidos através de indicadores associados aos factores críticos. Éactualmente utilizado mundialmente por todo o tipo de organizações.

Estrutura do Balanced Sorecard:
A estrutura do BSC divide-se num conjunto de três grupos distintos mas inter-relacionados: a perspectiva, os objectivos e os indicadores.
Perspectivas, objectivos e indicadores são integrados/relacionados através de factores de ponderação. Os decisores definem que pesos têm cada um desses componentes emsintonia com a “Visão” e “Estratégia” da empresa.
As perspectivas traduzem-se por objectivos que estão associados um conjunto de indicadores que permitem a sua quantificação.
Esta metodologia baseia-se na configuração de uma mapa estratégico orientado por relações causa/efeito. O importante é que nenhuma perspectiva funcione de forma independente. Em termos práticos trata-se de um sistema degestão estratégica.

1) Perspectivas:
As perspectivas traduzem-se por objectivos, aos quais estão associados um conjunto de indicadores que permite a sua quantificação

O BSC sugere que vejamos a organização sob quatro perspectivas, são elas a
“Perspectiva Financeira”, “Perspectiva do Cliente”, “Perspectiva dos Processos internos” e a “Perspectiva da Inovação e Formação”. Estas designações...
tracking img