Joao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ferreiro e Teberosky (1999) ressaltam que entre as propostas metodológicas e as concepções infantis, existe uma distância que pode medir-se em termos do que a escola ensina e do que a criança aprende. O que a escola pretende ensinar nem sempre coincide com o que a criança consegue aprender. Nas tentativas de desvendar os mistérios do código alfabético, o docente procede passo a passo, do que eleconsidera simples ao complexo, fragmentando todo o processo de aquisição da língua escrita. Essa forma que a escola vem “ensinando” a escrever, desconsidera todo o processo de construção da criança, que na verdade, para adquirir o código alfabético, reinventam a escrita, a sua maneira. Isso porque a escrita é um processo de construção pessoal, e não uma mera cópia de um modelo externo.

Aindapara as autoras, no decorrer da pesquisa, foi possível perceber que todas as crianças, independente de sua nacionalidade, passa em seu processo de construção da escrita pelas mesmas etapas que o homem passou quando “descobriu” a escrita. De uma forma geral, refazem a mesma trajetória que a humanidade percorreu no surgimento da escrita, ou seja:

• Escrita Logográfica – constituída de desenhos,referente ao nome dos objetos (som) e não ao objeto em si.

Cabe ao professor, possibilitar oportunidades para a promoção da efetiva aprendizagem do aluno, respeitando sua individualidade e incentivando suas potencialidades, encorajando o aluno a criar suas próprias hipóteses em relação ao objeto do conhecimento. É importante ressaltar o estabelecimento de regras para as atividades, sendo estasprovindas da negociação entre os sujeitos do processo, necessitando estarem claros os limites e possibilidades para ambas as partes. (SMOLKA, 1996).

Os estudos de Emilia Ferreiro demonstram que as crianças constroem hipóteses a respeito da escrita e da leitura, da mesma forma que o fizeram para a aprendizagem da língua materna, a oral. As crianças a todo o momento que em necessitam escreveralgo, são colocadas à prova, pois necessitam pensar, se questionar, sobre os “riscos”, os sinais devem representar o que vão escrever, dentre outros aspectos. (TFOUNI, 2000).

As autoras ainda ressaltaram que três preocupações básicas predominaram na elaboração do trabalho da equipe de pesquisadores, são elas:

• não identificar a leitura como decifrado.

A leitura não é um simples processovisual, ou a expressão falada do que o olho vê. Na realidade, a leitura é a expressão oral da produção do cérebro, como órgão humano de processamento da informação, portanto, ele controla os órgãos sensoriais e de forma seletiva, utiliza as informações recebidas por eles. Além disso, em um ato de leitura, são utilizados dois tipos de informação: a visual, provida pela organização das letras napágina impressa e; a não-visual, causada pelo próprio leitor e essencial para sua competência lingüística uma vez que possibilitará compreender na mensagem do texto pela exploração visual da página, mesmo que ele não faça a leitura do que está escrito.

As antecipações realizadas continuamente pelo leitor são elementos essenciais para a leitura. Essas antecipações são basicamente de dois tiposdiferentes: predições léxico-semânticas, que permitem antecipar os significados e as autocorreções, e; as predições sintáticas, que permitem realizar autocorreções quando o elemento sintático essencial não foi identificado, além de antecipar a categoria sintática de um termo.

• Não identificar escrita com cópia de um modelo externo.

As crianças precisam ser participantes ativos do processo deleitura e escrita, pois nas idades de quatro a seis anos, já possuem conhecimentos lingüísticos que lhes permitem interpretar as informações vinculadas com a leitura. Portanto, é importante deixá-las escreverem, mesmo que seja em um sistema diferente do convencional de escrita (o alfabético), não para que ela crie o seu próprio sistema de escrita, mas para que ela possa descobrir que o seu sistema...
tracking img