Violencia de genero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Violência de gênero monografia
Resumo :O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar se o ato de denunciar corresponde a um meio de proteção contra violência física feminina. Tendo como questões norteadoras: o sentimento de proteção após a denuncia; a transm9issão de garantias jurídicas pra a mulheres que efetuam denuncia com a criação da lei 11.34 ( Maria da Penha), apesar da falta deconhecimento que elas possuem acerca da legislação e a contribuição dos fatores sócio econômicos e culturais Ra o distanciamento da denuncia O estudo realizado corresponde a uma pesquisa quali- quantitativa, sendo do tipo exploratória descritiva combinada, utilizando –se de questionários que foram aplicados a 11 mulheres vitimas de agressões físicas por seus parceiros e notou- se que a maioriadas mulheres se sentiram seguras e protegidas após efetuar a denuncia
Palavra chave: violência, mulher, denuncia

Introdução: A iniciativa do estudo do presente tema deve-se ao fato da violência física contra a mulher contituir-se como um problema político e social, sendo necessário que essa temática torne-se mais visível e seja amplamente divulgada
O estudo foi realizado no Instituto medicolegal IML,onde é feito o exame de corpo de delito nas mulheres agredidas fisicamente por seus parceiros, tendo em vista ser este um único local onde é efetivado esse tipo de procedimento.
A importância da temática para o serviço social esta intimamente ligada a filosofia e ao papel dessa disciplina diante da sociedade, alem de sua natureza pedagógica, campo de atuação perspectivas e demandascontemporâneas pra o trabalho do assistente social.
Identidade feminina, gênero e violência/ A construção social da identidade feminina:
A idéia de construção remete ao estado de coisas historicamente constituídas por praticas sociais. “ o Social” nesse sentido, não seria apenas relação individuo e sociedade o os modos de sociabilidade, mas sim, o conjunto de praticas institucionais e discursivasque produzem formas de relação consigo mesmo, com os outros e ate lugares de reconhecimento social.

A partir da abordagem histórico cultural, o conhecimento produzido acerca da mulher tem implicações políticas e sociais e as categorias de analise desse conhecimento obedecem a uma lógica de produção de sujeitos e de relações sociais, portanto, sem nenhuma neutralidade ou separação entre sujeito doconhecimento e objeto. Essa analise desnaturaliza o objeto “mulher”, entendendo ele como uma problemática que pode ser situada historicamente, na medida em que deve a sua emergência a um conjunto de fatores culturais e políticos.
Segundo Fagundes ( 2003), o modo de conceber o feminino sempre esteve ligado ao corpo, o que é revelado pelas pesquisas Margareth Mead ( apud Butler, 2003) citada pelamesma. O corpo seria o referente a partir dos caracteres sexuais primários e da construção da identidade de gênero, sendo que nessa linha de pensamento, há uma naturalização as diferenças
No modelo de sexo único, a mulher era concebida como um homem inferior, e sua genitália nada mais era que a genitália masculina mal formada, sendo assim tal modo que pensar justificava a posição da mulherenquanto ser submisso em relação aos homens.
Conceito de gênero
Gênero e sexo termos diferentes mais facilmente confundíveis. O termo sexo refere-se basicamente as diferenças biológicas que caracterizam mulheres e homens, já o termo gênero refere-se a construção social sobre a diferença sexual e as formas de relação socialmente impostas entre os sexos, que constituem sujeitos masculinos e femininos.É produto de processo de socialização que reprime as características culturalmente consideradas femininas nos homens e as consideradas masculinas nas mulheres, transformando em duas categorias mutuamente exclusivas, suprimindo suas similaridades naturais e exacerbando as diferenças entre eles ( Rubin 1975)
A violência trata-se da ruptura de qualquer de qualquer forma de integridade da vitima,...
tracking img