Engenheiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A Engenharia é um fator determinante para o desenvolvimento econômico do Brasil. Cada vez mais a criação e a produção de bens de grande valor agregado fazem a diferença na balança comercial do mundo globalizado. A capacidade de inovação depende de vários fatores, entre eles a existência, quantidade e qualidade de profissionais de Engenharia. Com a rápida evolução da tecnologia e aconseqüente obsolescência das existentes, a formação do engenheiro deve privilegiar os conteúdos essenciais, ensinando-o a se adaptar rapidamente aos novos conhecimentos e técnicas.
PALAVRA CHAVE: Engenharia; Tecnologia; Escassez.




ABSTRACT
Engineering is a key factor for the economic development of nations. Increasingly the creation and production of goods of great value make the difference inthe trade balance of the globalized world. The ability to innovate depends on several factors, including the existence, quantity and quality of engineering professionals. With the rapid evolution of technology and the resulting obsolescence of existing engineer's training should focus on the essential contents, teaching him to quickly adapt to new skills and techniques.
KEY WORD: Engineering,Technology, Scarcity.



1 A INOVAÇÃO E AS ENGENHARIAS

O Brasil vem se projetando internacionalmente e seu desenvolvimento (e potencial de crescimento) permitiu que fosse incluído na sigla criada em 2002 em referência aos quatro maiores mercados emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China) que caracterizou o grupo conhecido como BRIC.
No mundo real, há, no entanto, indicadores de sobra quecolocam o Brasil abaixo da média dos demais países do BRIC, entre eles, o número de novos engenheiros formados por ano. Essa é uma má notícia diante do inegável fato de que a força da Engenharia em um país está estreitamente ligada à sua capacidade de inovação tecnológica e competitividade industrial.
Há vários anos, estudiosos das condições necessárias para o crescimento nacional se preocupam como gargalo representado pela pequena proporção de estudantes de Engenharia nas matrículas de graduação do sistema nacional de ensino.
Acrescenta-se a essa realidade a alta evasão de alunos nos dois primeiros anos dos cursos de Engenharia e, consequentemente, a baixa quantidade de egressos, a modesta produção de trabalhos científicos com impacto internacional na área e o irrisório número deregistros de patentes de inovação tecnológica e teremos a consciência de que a cultura da inovação no Brasil não é uma realidade.
Dos países do BRIC, o Brasil é o que menos forma engenheiros por ano. Apesar do crescimento recente ainda eram formados (pelo último Censo do MEC/INEP - 2009) somente 38 mil Engenheiros (com indicador de 20 engenheiros por 100.000 habitantes), enquanto a Índia formava 220 mil(sete vezes mais e com indicador de 18 engenheiros por 100.000 habitantes), a Rússia 190 mil (seis vezes mais e com indicador de 136 engenheiros por 100.000 habitantes) e a China 650 mil (dezessete vezes mais, com indicador de 50 engenheiros por 100.000 habitantes, incluindo os cursos de três anos). (Lobo, Roberto Para que devem ser formados noves Engenheiros Em:http://www.estadao.com.br/noticias/vida,artigo-para-que-devem-ser-formados-os-novos-engenheiros,artigo-para-que-devem-ser-formados-os-novos-engenheiros,838027,0.htm Acesso em 24/11/2012).
Ainda que as populações destes países sejam diferentes, as discrepâncias ficam ainda mais palpáveis ao se comparar a percentagem de Engenheiros formados em relação ao total de concluintes no ensino superior.
Segundo a OECD, a média dos paísesé de 14%, sendo que no Japão essa percentagem é de 19% dos formados, na Coréia é 25% e na Rússia é de 18%. No Brasil só cerca de 5% dos concluintes estavam em 2009 nas áreas de Engenharia. Esse dado é considerado um bom indicador para analisar a vocação e o incentivo que cada país dá para a inovação tecnológica.
Embora estes números sejam aproximados, visto que o conceito e os critérios da...
tracking img