Enfermeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diferença entre Virus e Bactérias

Não é difícil saber a diferença entre vírus e bactérias, bem como os vírus e as bactérias conseguem causar tantos danos aos seres humanos, principalmente dentrode um ambiente hospitalar, tendo como porta de entrada os Prontos Socorros, como conseguem se proliferar, como podem ser evitados e a maneira correta de combatê-los.
O vírus é um organismo biológicocom grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso sua estrutura celular. Constituído por um capsídeo de proteínas em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídicacom diversos tipos de proteínas. Em externo de uma célula não há nenhuma atividade e podendo até cristalizar, não tem organização celular, somente se reproduz no interior de uma célula viva, mas tambémsofrer diversas mutações. Portanto ao invadir as células de um individuo, os vírus prejudicam o funcionamento normal dessas células e conseqüentemente provocam patologias. Acometidos por um vírus, apessoa deve alimentar-se bem e repousar e deixar que o organismo reaja e produza anticorpos específicos para destruí-lo, assim como acontece com o vírus da gripe. Não existem medicamentos que possamcombater os vírus depois que eles passam a parasitar um organismo, e alguns sofrem mutações durante essas infecções como o vírus da AIDS. Contudo contra alguns vírus foram desenvolvidas vacinas queinduzem o organismo a produzir anticorpos específicos para sua defesa, como a da febre amarela, do sarampo, da varíola e outras, com a ajuda das vacinas o vírus até pode invadir o organismo, contudo nãoconsegue desenvolver a doença.
Já as bactérias são seres vivos mais simples do ponto de vista estrutural, podendo ser conhecidas também como micróbios. São microrganismos unicelulares, procariontese algumas causam doenças. Sua parede celular é uma estrutura rígida formada por um complexo mucopeptideo, que da origem a sua forma.
Alem de serem abundantes no ar no solo e na água, em sua...
tracking img