Musculos e ossos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Músculos e ossos.
Um esqueleto não se move sozinho (a não ser em desenho animado). Para todos os nossos movimentos, precisamos dosmúsculos. Tem gente que acha que só tem músculos nos braços e fica levantando pesos na academia para parecer fortão. Mas não é bem assim: andar, comer, pegar uma caneta, escrever, correr, fazerembaixadas, chutar uma bola: tudo isso é um trabalho conjunto do esqueleto com os músculos. Ou melhor, do que é chamado de musculatura esquelética.
Por outro lado, a respiração, a batida do coração e adigestão também são comandadas por músculos.
Eles constituem a musculatura lisa, e são responsáveis pelos movimentos involuntários, ou seja, que independem da nossa vontade. Ou você manda seu coraçãobater ou o estômago trabalhar?

As células musculares, chamadas fibras, têm a capacidade demover-se. O movimento, uma das propriedades mais surpreendentes da matéria vivente, não é patrimônioexclusivo do músculo. No século XVII, observou-se através de um microscópio o movimento de células espermáticas. Existe uma grande variedade de células capazes de mover-se, como, por exemplo: os glóbulosbrancos que viajam pelo sangue até os tecidos onde vão atuar, o movimento dos cílios (pelos) na superfície de algumas células como no Sistema Respiratório. Nestes casos, o movimento é função secundáriadas células.
Com o termo "músculo" nos referimos a um conjunto de células musculares organizadas, unidas por tecido conectivo. Cada célula muscular se denomina fibra muscular.
No corpo humano há trêstipos de músculos:
* Estriado, voluntário ou esquelético.
* Liso, involuntário.
* Cardíaco.

Ossos do corpo humano
Principais ossos do Corpo Humano 
O Sistema Esquléticode um ser humano adulto é formado por 206 ossos.
OSSOS NA CABEÇA
- Ossos do crânio: frontal, parietal,  temporal, occipital, esfenóide, etmóide
- Ossos da Face: zigomático ou malar, maxilar,...
tracking img