Musculos e ossos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO - UNIBAN
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Trabalho Apresentado Sobre Sistema Lomotor

Relação dos Ossos do sistema locomotor e suas articulações.

Músculos do sistema locomotor: origem, inserção e sua função.



ORIGEM INSERÇÃO E FUNÇÃO DOS MÚSCULOS

Esternocleidomastóideo (É um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É oprincipal flexor do pescoço, é constituído no tramo torácico, por duas cabeças, uma esternal e outra clavicular).
Origem: Face externa do manúbrio, porção interna da clavícula.
Inserção: Processo mastoideo do osso temporal.
Função: Ambos os músculos agem juntos para flexionar a coluna cervical, agindo isoladamente, cada um deles roda a cabeça para o lado oposto.

Levantador da Escápula(Situa-se nas costas e em partes do pescoço) Origem: Tubérculos posteriores dos processos transversos das vértebras cervicais (de 1 a 4). Inserção: Parte superior da borda medial da escápula. Função: Traciona a escápula verticalmente, abaixa a ponta do acrômio, roda a escápula durante o abaixamentoforçado do braço e estabiliza durante sua elevação.
Platisma
É um músculo do pescoço, saindo próximo ao músculo bucinador, e estendendo-se para cima e em direção a linha medial, da clavícula até a porção inferior da mandíbula. É inervado pelo nervo facial.
Origem: Porção superior do peitoral maior e deltoide. Inserção: Borda inferior da mandíbula e parte do ângulo inferior.Função: Traciona o lábio e o ângulo inferior para baixo e para fora, tencionando a pele sobre o pescoço.
Bucinador Origem: Superfície externa dos processos alveolares maxila e mandíbula. Inserção: Ângulo da boca, fundindo-se com o orbicular da boca. Função: Ato de pressionar as bochechasfirmemente de encontro aos dentes(lateral), ato de tracionar para trás o ângulo da boca.

Masseter Estende-se do arco zigomático até a face lateral do ramo da mandíbula. É composto por duas partes: Antero lateral e Póstero medial Origem: Arco zigomático Inserção: Face lateral do ângulo da mandíbulaFunção: eleva a mandíbula, mastigação.

Risória Origem: fáscia sobre o masseter, no próprio masseter. Inserção: pele do ângulo da boca Função: traciona o ângulo da boca para cima e para fora
Orbicular da BocaOrigem: Numerosas camadas de fibras musculares circundando o orifício da boca. Inserção: Maior parte da pele e membrana mucosa externa. Função: Fechamento dos lábios, protrusão para frente(assobiar)
Orbicular do Olho
Origem: Parte nasal e osso frontal, processo frontal da maxila. Inserção: Fundem-se as estruturas ligamentosas e músculo adjacente. Função: Fechar firmemente as pálpebras (parte orbitária), e fechar delicadamente (parte palpebral).
Deltóide Origem: terço lateral daclavícula, acrômio e espinha da escápula. Inserção: Úmero (tuberosidade deltoidea) Função: Flexão, abdução e extensão do braço.
Bíceps Braquial Origem: Cabeça curta: processo coracóide da escápula; Cabeça longa: escápulano...
tracking img